Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da testosterona sobre o comportamento leucocitario e expressao de moleculas de adesao em microvasos de ratos.

Processo: 06/53122-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Maria Helena Catelli de Carvalho
Beneficiário:Fernando Paranaiba Filgueira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endotélio   Hormônios esteroides gonadais   Moléculas de adesão celular   Hipertensão   Microcirculação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Endotelio | Hipertensao | Hormonios Sexuais | Microcirculacao | Moleculas De Adesao

Resumo

Homens têm maior risco para desenvolver hipertensão do que mulheres da mesma idade em fase fértil. Entretanto, esse perfil se inverte na menopausa. Considerando que a menopausa está associada com a perda da produção endógena de hormônios ovarianos, muitos autores têm proposto que o estrógeno pode ter efeito protetor cardiovascular em mulheres Enquanto nas mulheres em idade fértil os ovários representam a principal fonte de estrógeno, na pós-menopausa os ovários são os principais secretores de andrógenos e a testosterona circulante ocorre em concentrações dez vezes maiores que a de 17beta-estradiol, indicando que os andrógenos podem ter papel fisiológico importante na menopausa. Atualmente andrógenos tem sido prescrito para aumentar a libido nas mulheres menopausa usadas e não há estudos que relacionam a segurança de suplementos de andrógenos e o sistema cardiovascular. Sabe-se que andrógeno tem ações vasoconstritores e aumentam a reabsorção de sódio pelo rim, aumentando a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Demonstramos que a ovariectomia aumentava a disfunção endotelial de ratas SHR aumentando a geração de 02 em microvasos estudado in vivo- in situ e que essa a geração de 02 era similar às dos machos SHR. Sabendo-se que a geração de 02 têm sido associados com processo inflamatório o objetivo será estudar a influência de testosterona no comportamento leucocitário e a expressão de moléculas de adesão em microvasos de ratos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILGUEIRA, Fernando Paranaiba. Influência da castração sobre o comportamento leucocitário e expressão de moléculas de adesão na microcirculação mesentérica de ratos.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.