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Subsidios metodologicos para o estudo de processos de ensino e de aprendizagem de conteudos curriculares de matematica no ensino fundamental.

Processo: 06/53462-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Jair Lopes Junior
Beneficiário:Deise Aparecida Peralta
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Análise funcional   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao Matematica | Analise Do Comportamenot | Analise Funcional | Ensino Fundamental | Ensino-Aprendizagem

Resumo

Estudos já realizados com professoras do ensino público estadual evidenciaram: a) restrições de repertórios descritivos das habilidades exigidas pelas condições de ensino; b) estabelecimento de correspondências genéricas entre objetivos de ensino e medidas comportamentais; c) desvinculação entre propriedades das medidas de aprendizagem e propriedades das condições de ensino e de avaliação. Tais características podem comprometer o desempenho de alunos com dificuldades de acompanhamento curricular, pois as condições de ensino e de avaliação poderão ignorar propriedades dos repertórios que definem as capacidades especificadas pelos objetivos de ensino. Objetiva-se avaliar se procedimentos metodológicos que definem a análise e a avaliação funcional de relações entre práticas educativas e medidas de desempenho poderiam se constituir em recursos pedagógicos para professoras das 4a. e 8a. séries do ensino público estadual no planejamento, na execução e na avaliação de situações de ensino de conteúdos curriculares de Matemática, bem como em condição favorecedora da aprendizagem destes conteúdos por alunos com dificuldades de acompanhamento curricular. Outrossim, pretende-se verificar se as condições metodológicas adotadas para estabelecer o contato dos professores com procedimentos de análise funcional descritiva evidenciarão resultados equivalentes, considerando-se docentes com licenciatura em pedagogia (4ª série) e docentes com licenciatura em matemática (8ª série). (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PERALTA, Deise Aparecida. Recurso interpretativo funcional como saber docente no ensino de conteúdos curriculares de matemática. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.