Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao funcional de cepas de t. gondii.

Processo: 06/53772-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiz Vicente Rizzo
Beneficiário:Natalia Nepomuceno de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas de genotipagem   Resposta imune   Sorotipagem   Toxoplasma gondii   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genotipagem | Pcr | Resposta Imunologica | Retinocoroidite | Sorotipagem | Toxoplasma Gondii

Resumo

Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo encontram-se infectadas com Toxoplasma gondii. Na região endêmica de Erechim, RS, cerca de 90% da população é soropositiva e cerca de 18% destes indivíduos apresentam lesões oculares com manifestações clínicas. A estrutura genética das populações do T. gondii tem sido bastante investigada. Em modelos murinos, as linhagens com o genótipo tipo I são altamente virulentas, em contraste as cepas tipo II e tipo III que são menos virulentas. O tipo II está associado à maioria (81%) dos pacientes com toxoplasmose, enquanto os tipos I e III foram encontrados, respectivamente, em apenas 10 e 9% dos isolados de seres humanos. O presente trabalho propõe o isolamento, a caracterização genotípica e funcional das linhagens de T. gondii que infectam indivíduos de Erechim no Rio Grande do Sul e o estudo dos mecanismos envolvidos na resposta imune humoral humana na infecção por diferentes linhagens do parasita e sua associação com a doença ocular. Os dados até então apresentados na literatura sugerem que as diferenças na geração de determinados tipos de células do sistema imune podem permitir um comportamento cepa-especifico na resolução ou patogenia da infecção. Deste modo, este estudo será de fundamental importância para elucidar os fatores envolvidos no parasita e no hospedeiro que determinam a ocorrência da toxoplasmose ocular, fazendo com que esta população detenham a maior prevalência dessa doença no mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Natalia Nepomuceno de. Caracterização funcional de cepas de T. gondii.. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.