Busca avançada
Ano de início
Entree

A obra documentaria de joao batista de andrade.

Processo: 05/01127-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Beneficiário:Renata Alves de Paiva Fortes
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ônibus   Documentário cinematográfico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caso Norte | Documentario Televisivo | Joao Batista De Andrade | Onibus | Pedreira | Wilsinho Galileia | Cinema Documentário

Resumo

O presente projeto articula-se em torno de dois objetivos: 1) realizar um levantamento completo da filmografia documentária do cineasta João Batista de Andrade, desde o inicio de sua carreira, na década de 60, até os dias de hoje. 2) Analisar particularmente cinco obras do autor consideradas as mais significativas do período em que trabalhou na televisão: Migrantes (1972), Ônibus e Pedreira (1973), Caso Norte (1977) e Wilsinho Galiléia (1978). A filmografia de Batista é extensa, sendo que ele produz desde meados da década de 60. A proposta deste estudo abarca, a princípio, um total de sessenta e seis filmes, cuja grande maioria concentra-se na década de 70. Pesquisas preliminares indicam que infelizmente a maior parte dos filmes desse período não existe mais, pois as cópias desapareceram durante o regime ditatorial. Assim, a primeira parte desse estudo objetiva, a partir de um intenso processo de pesquisa, tanto em espaços físicos tradicionais como a Cinemateca Brasileira, quanto virtuais, a Internet, realizar um levantamento completo dessa filmografia documentária, seja com a localização dos filmes, fichas técnicas ou textos publicados sobre os mesmos. Na segunda parte do projeto as obras escolhidas podem ser abordadas dentro de duas fases: 1) os três primeiros filmes foram produzidos para o programa Hora da Notícia, da TV Cultura, que existiu de 1972 a 1974, período do governo Médici; 2) e os dois últimos encerram uma fase importante da televisão brasileira, um período de intensa atividade cinematográfica na Tv, através de documentários feitos para o Globo Repórter, na Rede Globo. O ineditismo dessa pesquisa reforça-se tanto pelo tema (a busca dessas obras e a analise de documentários feitos para a televisão), quanto pelo seu autor, João Batista de Andrade. Ambos, cineasta e obra fazem parte de um reduto ainda pouco abordado e sistematizado pelos estudos acadêmicos. Esse projeto está integrado ao Projeto Temático sobre cinema documentário elaborado por professores da UNICAMP e da USP, em fase de análise dentro da FAPESP. O presente estudo se coloca como mais um tijolo na pesquisa dessa enorme parede chamada cinema não ficcional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FORTES, Renata Alves de Paiva. A obra documentaria de João Batista de Andrade. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.