Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de algoritmo para indexacao em banco de dados atraves de estruturas multidimensionais.

Processo: 97/06956-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1997
Vigência (Término): 31 de julho de 1999
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Beneficiário:Roberto Figueira Santos Filho
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Modelagem de dados   Estruturas de dados   Recuperação de imagens

Resumo

No ICMSC está em andamento o desenvolvimento de um sistema de arquivamento e comunicação de imagens (Picture Archiving and communication system - PACS), baseado na armazenagem de imagens como um tipo de dado de atributos associados a objetos, para a recuperação eficiente das imagens, é necessário que as mesmas possam ser armazenadas em estruturas de índices, tal como os demais tipos de dados. A indexação é efetuada a partir dos parâmetros obtidos através de algoritmos de processamento de imagens, que extraem características das imagens ("image features"). Cada parâmetro podem ser caracterizado como uma "dimensão" da imagem. Este trabalho pretende desenvolver uma estrutura de indexação capaz de suportar um grande número de dimensões para a recuperação das imagens em consultas ao banco de dados, atendendo aos requisitos da aplicação alvo: recuperação de imagens médicas baseadas em seu conteúdo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Roberto Figueira Santos. Algoritmos para Indexação de Dados Espaciais Pontuais em Gerenciadores de Objetos. 1999. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.