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Fatores de risco e mecanismos de protecao na trajetoria de desenvolvimento de escolares de primeira a quarta serie do ensino fundamental.

Processo: 00/06142-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Ângela Coletto Morales Escolano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

acompanhar a trajetória de desenvolvimento de crianças ao longo dos quatro primeiros anos escolares è avaliar aspectos cognitivos, comportamentais, afetivos e de desempenho escolar dessas crianças, contextualizados com concepções das professoras sobre mediação de ensino e aprendizagem no ambiente educacional, assim como com informações maternas sobre adversidades no ambiente familiar. AMOSTRA: constituída inicialmente por 56 alunos regularmente matriculados e freqüentando desde a primeira série até a quarta série do ensino fundamental de uma escola estadual de Ribeirão Preto, seus pais e professores. PROCEDIMENTO: 1) início da primeira série com aplicação do Raven, Jogo de Perguntas de Busca com Figuras Geométricas, Sondagem de Leitura e Escrita Inicial e Leitura de Texto; 2) no final da primeira série com aplicação de uma avaliação pedagógica e do TDE; 3) no final da segunda série com aplicação de uma avaliação pedagógica, do TDE, do Conners para professores e para pais e da Escala de Eventos Adversos com os pais; 4) no final da terceira série, contará com todas as avaliações da etapa anterior incluindo a avaliação do Senso de Auto-Eficácia da criança; 5) no final da quarta série e contará com todas as avaliações da etapa anterior e a reaplicação do Raven. Pretende-se verificar a evolução dessas crianças identificando fatores de risco ou 'mecanismos protetores associados à evolução no processo de escotarização do ensino fundamental. (AU)

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