Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da ativacao da quinase de adesao focal em marcadores fenotipicos de hipertrofia em miocitos cardiacos em cultura.

Processo: 00/13839-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Kleber Gomes Franchini
Beneficiário:Sabata Silva Constancio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Mecanismos de sinalização celular podem ser ativados através do citoesqueleto, via agregação de integrinas, recrutamento e fosforilações em tirosina de proteínas celulares, em particular a quinase de adesão focal (Fak). Estímulos mecânicos, representados por sobrecarga pressora, produzem ativação rápida e duradoura da Fak em miocárdio de ratos. Através de transfecções das células de miócitos de ratos em cultura primária com o vetor de expressão da Fak, pretende-se avaliar: (1) a capacidade destes miócitos de apresentarem características fenotípicas de hipertrofia e (2) a capacidade do mutante inativo de inibir o aparecimento de características hipertróficas nestas células, quando submetidas a estimulo mecânico por estiramento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CONSTANCIO, Sabata Silva. Efeitos da ativação da quinase de adesão focal em marcadores fenotipicos de hipertrofia em miocitos cardiacos em cultura. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.