Busca avançada
Ano de início
Entree

As comunidades de peixes e a qualidade da água em trechos do Rio Corumbataí-SP

Processo: 99/11459-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Roberto Goitein
Beneficiário:Sidnei Eduardo Lima Junior
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentação animal   Peixes   Qualidade da água   Reprodução animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentacao | Condicao | Diversidade | Peixes | Qualidade Da Agua | Reproducao

Resumo

Este trabalho pretende analisar a qualidade da água e as comunidades de peixes em três trechos do Rio Corumbataí. Estas últimas serão estudadas quanto a sua diversidade e intensidade reprodutiva e quanto a dieta e condição das espécies mais abundantes. Com isso, pretende-se saber que relações podem ser estabelecidas entre a qualidade da, água de cada ponto do rio e as comunidades de peixes ali presentes. Para realização deste trabalho, os animais serão coletados bimestralmente durante dois anos em três pontos distintos do Rio Corumbataí, escolhidos previamente segundo a qualidade de suas águas. A diversidade das espécies de peixes em cada uma das estações de coleta será inferida pelo cálculo do índice de Diversidade de Shannon. Os itens alimentares presentes no conteúdo estomacal dos indivíduos serão avaliados quanto a sua freqüência e abundância relativa. Estes dados serão conjugados para obtenção do índice de Importância de itens alimentares. A condição dos indivíduos será estimada pelo Fator de Condição Alométrico e a atividade reprodutiva da comunidade de peixes será calculada pelo índice de Intensidade Reprodutiva. A qualidade da água será avaliada pelos seguintes parâmetros: temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade, turbidez, demanda química de oxigênio e quantidade relativa de coliformes. As coletas das amostras de água serão realizadas nos três pontos do rio durante todo o período de estudo, em cada saída de campo para coleta dos peixes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
I. B. CARDONE; S. E. LIMA-JUNIOR; R. GOITEIN. Dieta e captura de Hypostomus strigaticeps (Siluriformes, Loricariidae) em um pequeno riacho brasileiro: relação com aspectos limnológicos. Brazilian Journal of Biology, v. 66, p. 25-33, . (99/11459-5)