Busca avançada
Ano de início
Entree

Cloreto de mepiquat em algodoeiro: absorcao e permanencia na planta.

Processo: 04/02686-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2005
Vigência (Término): 14 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Fabio Suano de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Absorção   Cloreto de mepiquat   Adjuvantes   Algodão

Resumo

Tem-se observado nos dias atuais que, um dos problemas que se apresentam é a definição da dose do produto a ser empregada. A absorção do regulador pelas folhas do algodoeiro pode sofrer variações em função do tempo transcorrido após a aplicação do regulador, obedecendo a um comportamento ainda não conhecido. O uso de um adjuvante pode melhorar a eficiência de absorção e aumentar a persistência do produto nas folhas por ocasião de chuvas ocorridas após a aplicação. Sendo assim, é necessário testar as doses a serem reaplicadas em função da ocorrência de chuvas e tempo transcorrido para o produto ser absorvido. No presente trabalho objetiva-se: Avaliar o efeito de um adjuvante na eficiência do produto em presença de chuvas após aplicação. Avaliar a persistência do produto na planta. Avaliar a absorção do regulador à base de cloreto de mepiquat pelas plantas de algodão em vários tempos após a aplicação do mesmo. Será ainda realizado, em paralelo, um teste em campo da recomendação de reaplicação de doses do regulador à base de cloreto de mepiquat após este ter sido lavado das folhas das plantas de algodão, bem como das doses recomendadas desenvolvidas na dissertação (processo FAPESP 02/05809-8). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Fabio Suano de. Ação de reguladores de crescimento no algodoeiro em função da ocorrência de chuvas, temperatura e adjuvante. 2007. 104 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.