Busca avançada
Ano de início
Entree

Binômio IL-10 e IFN-gama na biologia das células trofoblásticas

Processo: 05/57954-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Estela Maris Andrade Forell Bevilacqua
Beneficiário:Marcio Jose Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/09407-1 - Fagocitose e sinalização mediada pelo Interferon-gama NBA interface materno-placentária, AP.TEM
Assunto(s):Citocinas   Trofoblastos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Ifn-Y | Il-10 | Il-10R | Mouse | Trofoblasto

Resumo

Dentre os muitos fatores que contribuem para o sucesso da gestação, um que merece especial destaque são as citocinas, secretadas por diferentes células do sistema imune. Fazem parte do rol de citocinas: IFN-gama, TNF-alfa, TNF-β e IL-2, (TH1 - pró-inflamatórias) e IL-4, IL-5, IL-6, IL-10 e IL-13 (TH2 - anti-inflamatórias). Especial papel é desempenhado pela IL- 10 que inibe o desenvolvimento das células Thl, enquanto IFN-gama previne a ativação das células Th2. O TGF-beta também participa da rede de sinalização, referida como uma resposta Th3. Muitas destas citocinas estão presentes na interface materno-fetal. De modo geral um balanço entre citocinas Th1 e Th2, com uma prevalência de citocinas do tipo Th2 tem sido preconizado como uma condição para garantir o sucesso da gestação. Este estudo tem como finalidade averiguar a contribuição do trofoblasto na produção destas citocinas e a modulação da expressão destas moléculas e seus receptores em função da presença de IFN-gama ou IL-10. Células trofobiásticas de camundongo serão isoladas de sítios de implantação aos 7,5 dias de gestação e utilizadas em sistema de cultivo. A expressão gênica e protéica e, a produção destas citocinas será respectivamente determinada através dos métodos de rt-PCR, imunocitoquímica e ELISA. A contribuição destes achados é determinar se as células trofobiásticas, à semelhança de linfócitos, desempenham um papel imunoregulador na interface materno-fetal, modulando a expressão de citocinas ou seus receptores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Marcio Jose. Expressão de IFN-gama e interleucina (IL)-10 e seus receptores pelas células trofoblásticas de camundongos.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.