Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma metodologia robusta e eficiente para fluxo de carga da continuação ótimo multiobjetivo

Processo: 06/00037-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Castro Junior
Beneficiário:Manfred Fritz Bedriñana Aronés
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Carga elétrica   Estabilidade de tensão

Resumo

O objetivo deste trabalho de pesquisa é desenvolver uma metodologia robusta e eficiente para o fluxo de carga da continuação ótimo multiobjetivo. O fluxo de carga da continuação se presta à obtenção de um contínuo de pontos de operação da rede para carga e geração variáveis, permitindo a análise das condições de operação em cada ponto e, em particular, a determinação do máximo carregamento permitido para a manutenção da estabilidade de operação. A associação do fluxo de carga da continuação com procedimentos de otimização leva em conta que, para cada ponto de operação da rede, as variáveis de controle disponíveis podem ser ajustadas em valores tais que otimizem essa condição de operação segundo algum critério. Na realidade, pode haver o interesse em otimizar mais de um critério, e o procedimento de otimização passa a ser multiobjetivo. Portanto, técnicas de programação multiobjetivo devem ser utilizadas. Esta ferramenta computacional permite uma análise detalhada do comportamento de uma rede elétrica de potência no que diz respeito a uma série de aspectos da sua operação, e particularmente à estabilidade de tensão. O acompanhamento do perfil de tensão e a determinação das margens de segurança da rede com relação à estabilidade de tensão são fundamentais para a operação segura das redes modernas, que estão permanentemente estressadas. Além disso, deseja-se também desenvolver um procedimento baseado na análise de sensibilidade para a avaliação da alteração da margem de segurança da rede após pequenos distúrbios sem que seja necessário realizar um estudo detalhado da nova situação de operação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARONÉS, Manfred Fritz Bedriñana. Desenvolvimento de uma metodologia robusta e eficiente para fluxo de carga da continuação otimo multiobjetivo. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.