Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfis de expressão gênica promíscua no timo de camundongos NOD (non obese diabetic) durante a emergência do diabetes mellitus tipo 1 (DM-1)

Processo: 05/57231-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Geraldo Aleixo da Silva Passos Júnior
Beneficiário:Thais Arouca Fornari Tavares
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Tolerância imunológica   Timo   Expressão gênica   Diabetes mellitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongo Nod | Cnda Microarrays | Diabetes Melitus | Expressao Genica | Timo | Tolerancia Imunologica

Resumo

O projeto atual está dentro da linha de imunogenética molecular das doenças auto imunes e refere-se ao estudo comparativo da expressão gênica promiscua de antígenos específicos de tecidos (TSAs), em células do epitélio de timo (TECs) de camundongos da linhagem NOD (non obese diabetic) que reproduz o diabetes mellitus do tipo1, durante a transição do estado pré-auto imune para auto imune. Utilizaremos a tecnologia dos cDNA microarrays e programas de bioinformática aplicadas à mensuração da expressão gênica em larga escala (análise do transcriptoma) pois concebemos que fenômenos complexos como a indução de tolerância imunológica e o surgimento de doenças auto imunes só serão melhor entendidos por meio da genômica funcional em larga escala. A idéia central é traçarmos assinaturas de expressão gênica diferencial de células TECs em diferentes fases (estado auto imune, transição, estado auto imune) e, com o uso de programas de bioinformática aplicados à análise de dados de microarrays (Cluster e Tree View e SAM), apontarmos genes TSAs que, uma vez modulados no timo poderão influenciar o surgimento da auto imunidade. Pretendemos avaliar o efeito da expressão do gene AIRE (auto immune regulator) sobre expressão de TSAs no timo fazendo uso da técnica de RNA interference (RNAi) in vitro em culturas de timo adulto (ATOC). Os resultados deste projeto serão úteis para um melhor entendimento do controle da discriminação do próprio/não próprio no timo com implicações no surgimento da diabete tipo 1. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAVARES, Thais Arouca Fornari. Análise da expressão gênica promíscua no timo de camundongos NOD (non obese diabetic) durante a emergência do Diabetes melitus tipo 1. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.