Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao amlodipina/diclofenaco sobre o comportamento leucocitario em ratos espontaneamente hipertensos (shr).

Processo: 03/06713-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Zuleica Bruno Fortes
Beneficiário:Stephen Fernandes de Paula Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Moléculas de adesão celular   Ratos endogâmicos SHR   Inflamação   Diclofenaco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amlodipina | Comportamento Leucocitario | Diclofenaco | Inflamacao | Moleculas De Adesao | Shr

Resumo

A prevalência de hipertensão arterial na população em geral é bastante significativa, no entanto, em idosos, esse número aumenta consideravelmente, chegando a 50 a 75% dos indivíduos. Nessa idade, freqüentemente se observam condições médicas associadas. Estimativas indicam que 12% dessa população fazem uso de medicamentos anti- hipertensivos e antiinflamatórios não-esteroidais (AINEs) associados. Poucos são os estudos que mostram a interação entre AINEs e anti-hipertensivos em relação ao comportamento leucocitário. Sabendo-se que: 1) A amlodipina é muito utilizada para o tratamento de hipertensão arterial (HA) em idosos; 2) AINEs podem freqüentemente ser utilizados em indivíduos com HA; 3) o diclofenaco é um dos AINEs mais empregados; propomos estudar o efeito da interação entre amlodipina e diclofenaco sobre o comportamento leucocitário em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e os possíveis mecanismos envolvidos nessa interação. Para isso, SRH machos (200 a 300 g) serão tratados com salina, hidralazina 120 mg/L (controle positivo para verificação do efeito do abaixamento da PA sobre o comportamento leucocitário), diclofenaco de potássio 1 mg/Kg, amlodipina 10 mg/kg ou diclofenaco mais amlodipina durante 21 dias (v.o.). Serão avaliados a PA, a freqüência cardíaca, a velocidade do fluxo sangüíneo, a taxa de atrito venular, o número de leucócitos circulantes e a expressão de moléculas de adesão nos leucócitos e nas células endoteliais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Stephen Fernandes de Paula. Interação anlodipina/diclofenaco sobre o comportamento leucocitário em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e ratos wistar normotensos.. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.