Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do comportamento do potencial de crescimento e da composição corporal, através de modelos matemáticos, em frangas submetidas a três programas de alimentação

Processo: 06/01733-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Douglas Emygdio de Faria
Beneficiário:Andréa Luciana dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Curvas de crescimento   Composição química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composicao Quimica | Curvas De Crescimento | Frangas Em Crescimento | Modelo Gombertz | Modelo Multifasico | Programas De Alimentacao | Nutrição de Aves (frangas e poedeiras)

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivos avaliar o potencial de crescimento, a composição química da carcaça e as características produtivas, reprodutivas e ósseas de aves de postura no período de 1 dia até 80 semanas de idade, submetidas a diferentes programas de alimentação. Serão utilizadas 1656 aves da linhagem Hy-Line (828 aves da variedade W36 e 828 aves da Brown). As aves serão distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2 com os fatores: Programas de alimentação (Programa 1 – níveis nutricionais segundo as exigências do manual da linhagem; programa 2 – níveis nutricionais 5% abaixo dos níveis do programa 1 e programa 3 - níveis nutricionais 5% acima dos níveis do programa 1) e variedades da linhagem Hy-Line ( W36 e Brown), totalizando seis tratamentos com seis repetições de 46 aves cada. Para ajustar os dados médios de peso corporal e composição corporal das aves visando elaborar as curvas de crescimento, serão utilizadas as funções multifásicas e a de Gompertz para cada tratamento. Durante cada fase de criação, serão avaliados: consumo de ração (g/ave), energia (Kcal/ave), proteína (g/ave), lisina (mg/ave), metionina (mg/ave), produção de ovos (%/ave/dia), peso dos ovos (g), massa de ovos (g/ave/dia), conversão alimentar (g de ração/g de massa de ovo) e a viabilidade das aves. No período da postura serão avaliadas as características reprodutivas, a qualidade interna e externa do ovo e as características ósseas. A função de Gompertz (1925) e as equações multifásicas Huxley (Koops and Grossman, 1991) juntamente com seus coeficientes de determinação serão ajustados aos dados utilizando o programa estatístico STATISTICA (1996). As características produtivas, reprodutivas e ósseas serão analisadas utilizando-se o programa SAS (1996) e as diferenças entre as médias verificadas pelo teste de Tukey (5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Andréa Luciana dos. Desempenho, crescimento, qualidade do ovo, composição corporal e características reprodutivas e ósseas de poedeiras submetidas a diferentes programas nutricionais. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.