Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo biomecânico do comportamento dinâmico do tornozelo e pe em sujeitos com síndrome fêmoro-patelar: marcha e descer escadas

Processo: 05/03803-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Isabel de Camargo Neves Sacco
Beneficiário:Sandra Aliberti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tornozelo   Biomecânica   Locomoção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Articulacao Subtalar | Biomecanica | Lesoes Do Joelho | Locomocao | Tornozelo | Biomecânica

Resumo

A Síndrome Fêmoro – Patelar (SFP) é uma das queixas mais comuns que acometem a articulação do joelho. Apesar da grande prevalência, seu tratamento permanece desafiador. A pronação excessiva do retropé tem sido associada na clínica como fator de risco para a SFP. No entanto, estudos experimentais que embasem e aprofundem esta relação são escassos e controversos.Objetivo: Comparar o comportamento dinâmico do tornozelo e pé entre indivíduos com e sem diagnóstico de SFP, na marcha e no descer escadas. A hipótese inicial deste estudo é que indivíduos com SFP possuem característica de pronadores na distribuição dinâmica de pressão plantar, ou seja, efetuam pronação de modo prolongado em relação às porções da fase de apoio da marcha e/ou em momentos onde se espera fisiologicamente supinação. Materiais e Métodos: 96 sujeitos distribuídos em GE = 32(sujeitos com diagnóstico de SFP de ambos os sexos com idade entre 18 e 45anos) e GC= 64(sujeitos saudáveis e similares aos sujeitos do GE em idade, sexo e características antropométricas). Protocolo experimental: (1) Avaliação Inicial: Questionário Inicial – caracterização da amostra, Escala de Lysholm – avaliação funcional do joelho; (2) Avaliação Clínica: ângulo Q do joelho, ângulo do retropé e medida da orientação medio-lateral da patela. (3) Avaliação Biomecânica da Locomoção: Avaliação da distribuição da pressão plantar na fase de apoio da marcha e do descer escadas bilateralmente, por meio das palmilhas do sistema Pedar da Novel® sincronizada com a avaliação da amplitude articular do complexo tornozelo/pé no plano sagital e transversal unilateralmente por meio de um eletrogoniômetro biaxial. (4) Escala Analógica Visual de Dor antes e após o protocolo experimental (EAVD). Esperamos que os indivíduos com SFP apresentem nas porções da fase de apoio (contato inicial, apoio médio e propulsão) durante as tarefas locomotoras avaliadas, um deslocamento para a porção medial dos pés na distribuição da pressão plantar. Na avaliação feita pelo eletrogoniômetro, espera-se diminuição da ADM de flexão plantar e aumento da abdução do complexo tornozelo-pé em relação aos indivíduos do grupo controle, caracterizando o apoio em pronação excessiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDRA ALIBERTI; MARIANA SOUZA XAVIER COSTA; SÍLVIA MARIA AMADO JOÃO; ANICE DE CAMPOS PÁSSARO; ANTONIO CARLOS ARNONE; ISABEL DE CAMARGO NEVES SACCO. Medidas clínicas estáticas do retropé e joelho não estão associadas à síndrome da dor patelofemoral. Fisioter. Pesqui., v. 19, n. 1, p. 45-51, . (05/03803-0)
ALIBERTI, SANDRA; COSTA, MARIANA S. X.; PASSARO, ANICE C.; ARNONE, ANTONIO C.; SACCO, ISABEL C. N.. Medial contact and smaller plantar loads characterize individuals with Patellofemoral Pain Syndrome during stair descent. PHYSICAL THERAPY IN SPORT, v. 11, n. 1, p. 30-34, . (05/03803-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALIBERTI, Sandra. Influência da síndrome da dor patelofemural no alinhamento postural dos membros inferiores e na distribuição da pressão plantar durante a marcha e descer escadas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.