Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos ângulos de acoplamento, variablidade e coordenação do tronco e membro inferior de mulheres com e sem dor femoropatelar durante a subida e descida de escada antes e após a exacerbação da dor.

Processo: 17/20483-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 12 de abril de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Ronaldo Valdir Briani
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/13405-5 - Comparação do pico e taxa de desenvolvimento do torque isométrico, concêntrico e excênctrico flexor do joelho de mulheres com e sem dor femoropatelar, BE.EP.DR
Assunto(s):Dor   Biomecânica   Fisioterapia

Resumo

A Dor Femoropatelar (DFP) acomete frequentemente a população do gênero feminino causando dor difusa anterior ou retropatelar exacerbada por atividades funcionais, como subir e descer degraus. A DFP tem como característica principal a causa multifatorial resultante de alterações cinemáticas nas regiões proximal, local e distal ao joelho. Devido ao contexto multifatorial dessa desordem, diversos fatores em diferentes articulações podem estar interagindo entre si e influenciado o seu desenvolvimento, o que torna difícil determinar exatamente como essas interações ocorrem e como elas podem levar ao subsequente desenvolvimento da DFP. Além disso, essas interações têm grande influência na coordenação e variabilidade do movimento realizado por esses indivíduos. A principal linha de estudo realizados para buscar entender a DFP são estudos biomecânicos. No entanto, o uso de análises biomecânicas tradicionais (i.e., análises biomecânicas do comportamento de específicas articulações do membro inferior) como o da maioria dos estudos realizados nessa área até o momento fornece informações importantes, porém limitadas por não explorar como o movimento é coordenado e interage entre dois ou mais segmentos corporais. Uma análise que se destaca por apresentar essa característica é a abordagem de sistêmicas dinâmicos. A análise de sistemas dinâmicos é caracterizada por investigar a interação entre segmentos/articulações corporais e sua contribuição para um movimento/mecanismo de lesão, e não investigar o comportamento das partes separadamente, o que é comumente feito pelas análises biomecânicas tradicionais. Dado o potencial de contribuição dessa análise para o entendimento da DFP, o objetivo geral desse projeto é investigar se mulheres com DFP apresentam alteração nos ângulos de acoplamento, variabilidade e coordenação do membro inferior e tronco comparado a mulheres assintomáticas e se estas alterações apresentam relação com a dor e o estresse femoropatelar. Serão selecionadas mulheres com e sem DFP, que serão orientadas a subir e descer uma escada de 7 degraus inserida em um set up experimental composto por nove câmeras infravermelho para captação cinemática do tronco, quadril, joelho e pé. Primeiramente, o indivíduo chegará ao laboratório e executará 5 subidas e descidas de escada. Em outro dia as participantes retornarão ao laboratório e serão submetidas a um protocolo de sobrecarga anteriormente às coletas de dados, com o intuito de exacerbar a dor nos indivíduos com DFP. Este protocolo consistirá em 15 subidas e descidas na escada de 7 degraus vestindo uma mochila com carga equivalente a 35% da massa corporal de cada participante.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRIANI, RONALDO VALDIR; WAITEMAN, MARINA CABRAL; DE ALBUQUERQUE, CARLOS EDUARDO; GASOTO, EDUARDO; SEGATTI, GABRIEL; OLIVEIRA, CRYSTIAN BITENCOURT; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA. Lower Trunk Muscle Thickness Is Associated With Pain in Women With Patellofemoral Pain. JOURNAL OF ULTRASOUND IN MEDICINE, v. 38, n. 10, p. 2685-2693, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
BRIANI, RONALDO VALDIR; FERREIRA, AMANDA SCHENATTO; PAZZINATTO, MARCELLA FERRAZ; PAPPAS, EVANGELOS; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; DE AZEVEDO, FABIO MICOLIS. Infographic. What interventions can improve quality of life or psychosocial factors of individuals with knee osteoarthritis? A systematic review with meta-analysis of primary outcomes from randomised controlled trials. BRITISH JOURNAL OF SPORTS MEDICINE, v. 53, n. 14, p. 901-902, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.