Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo do nitrogênio com base em leituras de um sensor óptico ativo nas culturas de milho e trigo

Processo: 06/02322-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Máquinas e Implementos Agrícolas
Pesquisador responsável:José Paulo Molin
Beneficiário:Fabrício Pinheiro Povh
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Agricultura de precisão   Nitrogênio

Resumo

Há uma discussão corrente relativa à qualidade dos cereais, havendo uma tendência de alteração na comercialização dos grãos, deixando de ser pela produtividade e passando a ser pelos teores de proteína. Um dos fatores que afetam os teores de proteína é a adubação nitrogenada, que se manejada adequadamente pode aumentar significativamente a qualidade dos grãos. Por outro lado é o nutriente mais preocupante quanto ao impacto ambiental, podendo poluir ecossistemas aquáticos e lençóis freáticos. Mundialmente, a eficiência no uso do nitrogênio pelos cereais está em torno de 33%, sendo que o restante resulta em perdas tanto para o meio ambiente quanto para ao agricultor. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é utilizar um sensor óptico ativo (GreenSeeker®, NTech Industry Inc., Ukiah, CA), em que o princípio de funcionamento consiste em emitir uma radiação em dois comprimentos de onda específicos (vermelho = 660 nm e infravermelho próximo = 780 nm) e captar a quantidade de luz refletida pelas folhas, como uma ferramenta para estudar o comportamento espectral das culturas de milho e trigo sob diferentes doses de nitrogênio. Devido ao crescente número de trabalhos nesta linha de pesquisa fora do país, a proposta é avaliar o mesmo processo em condições brasileiras, e assim estimar o conteúdo de nitrogênio nestas culturas e propor um manejo adequado dos fertilizantes nitrogenados. Visa-se incrementar os teores de proteína nos grãos e consequentemente aumentar o rendimento dos agricultores, reduzindo, ao mesmo tempo, os riscos de impacto ambiental causados por possíveis excessos de N nas lavouras.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POVH, Fabrício Pinheiro. Utilização de sensor ótico ativo em culturas de cereais. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.