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Linguagem nos transtornos do espectro autístico: relações entre uso, forma e conteúdo

Processo: 06/58556-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Liliane Perroud Miilher
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da linguagem   Transtorno do espectro autista   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Comunicacao | Pragmatica

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a linguagem de crianças do espectro autístico com relação à forma e conteúdo das emissões verbais e aos aspectos de uso da linguagem. Para tal, serão utilizadas filmagens que pertencem ao acervo digitalizado do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica dos Distúrbios do Espectro Autístico. As filmagens que serão usadas dizem respeito à situação terapêutica em três diferentes momentos: na avaliação inicial, após seis meses de terapia e após doze meses de terapia. A análise será feita a partir de filmagens de 30 minutos de interação entre a criança e sua terapeuta. Os dados de uso, forma e conteúdo da linguagem serão relacionados entre si nos três momentos de coleta, bem como analisados de forma longitudinal. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MIILHER, Liliane Perroud. Linguagem nos transtornos do espectro autístico: relações entre uso, forma e conteúdo. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.