Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulação do mecanismo de síntese e secreção de insulina em ilhotas pancreáticas de camundongos submetidos a restrição proteica e suplementados com taurina

Processo: 06/58821-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Everardo Magalhães Carneiro
Beneficiário:Thiago Martins Batista
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Taurina   Insulina

Resumo

A taurina é um aminoácido não essencial que, dentre outras funções fisiológicas, participa no controle da [Ca2+]i e regulação da homeostase glicêmica. No modelo de desnutrição por restrição protéica a secreção de insulina estimulada por diferentes nutrientes apresenta-se reduzida. Vários estudos apontam para uma forte relação entre problemas com funcionamento adequado do retículo endoplasmático no Diabetes Melitus I e II. Nosso grupo evidenciou que o tratamento in vivo de camundongos com taurina resulta em aumento da secreção de insulina em resposta à glicose e da [Ca2+]i em ilhotas de Langerhans. Nesse projeto objetivamos verificar a associação da reduzida secreção de insulina em animais desnutridos com oscilações da [Ca2+]i na célula b cuja causa provável seria o estresse de retículo decorrente da restrição protéica levando a expressão alterada de canais de Ca2+. Camundongos submetidos à restrição protéica serão suplementados com solução de taurina a 2% e posteriormente será avaliada a produção e secreção de insulina em resposta a diferentes agentes insulinotrópicos. Também será avaliado o envolvimento dos canais de Ca2+ com a secreção de insulina bem como a possível participação da via de estresse de retículo na secreção de insulina e seu envolvimento com a expressão gênica e protéica dos canais de Ca2+. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATISTA, Thiago Martins. Modulação do mecanismo de sedreção de insulina em ilhotas pancreaticas de ratos submetidos a restrição protetica e suplementados com taurina. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.