Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptacao cultural do "instrumento sobre atividades do trabalho que podem contribuir para sintomas osteomusculares".

Processo: 06/59239-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Neusa Maria Costa Alexandre
Beneficiário:Marina Zambon Orpinelli Coluci
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Tradução   Saúde do trabalhador   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fatores De Risco | Saude Do Trabalhador | Traducao

Resumo

As desordens osteomusculares são as maiores causas de incapacidade e de ausência ao trabalho em determinados grupos ocupacionais. Questionários e escalas têm sido importantes estratégias para identificar os fatores de risco, possibilitando avaliar a efetividade de intervenções ergonômicas e ser um meio de prevenção aos sintomas osteomusculares. Porém, existe uma necessidade desses instrumentos na realidade brasileira. O objetivo desta pesquisa é produzir uma versão traduzida e adaptada do "Questionário sobre fatores de risco para sintomas osteomusculares" e verificar sua confiabilidade. A adaptação trans-cultural será realizada de acordo com normas internacionalmente aceitas. Primeiramente, o questionário será traduzido para o português por dois tradutores bilíngües, independentemente. Estas traduções serão sintetizadas e em seguida, retro-vertidas para a língua inglesa por dois tradutores nativos de forma independente. Um comitê composto por especialistas fará a revisão das versões e produzirá uma versão final para pré-teste. Esta versão será aplicada em 40 trabalhadores para se obter um retorno quanto à compreensão do questionário. Após, será realizada a avaliação das qualidades psicrométricas da versão final, verificando a confiabilidade por meio da estabilidade (teste-reteste) e da consistência interna em trabalhadores de um setor industrial. Serão feitas análises descritiva para caracterização dos sujeitos, do coeficiente alfa de Cronbach para consistência interna e do coeficiente Kappa para estabilidade (teste-reteste). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Adaptação cultural e validação do Work related activities that may contribute to job-related pain and/or injury para a lingua portuguesa do Brasil. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.