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Praticas educativas: a relacao entre cuidar e educar e a promocao do desenvolvimento psicologico das criancas a luz da psicologia socio-historica.

Processo: 06/01704-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Janaina Cassiano Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Elkonin | Leontiev | Psicologia Sócio-Histórica | psicologia da educação

Resumo

Nas décadas de 80 e 90, ocorreram várias mudanças na legislação brasileira que definiram a garantia de atenção às crianças de 0 a 6 anos. Configurou-se assim, um novo ordenamento legal, que se iniciou com a Constituição Federal de 1988 e consolidou-se com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em 1996 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em 1998. Há uma tensão entre a legislação e a política educacional, pois, enquanto a primeira determina que a creche é parte integrante do sistema escolar a segunda a define como uma instituição educativa sem caráter escolar. Os documentos produzidos em órgãos de planejamento e a execução da política educacional salientam que é no binômio educar e cuidar que devem estar centradas as funções complementares e indissociáveis dessa instituição. Nesse contexto, o presente estudo busca investigar se as ações educativas estão promovendo o cuidar e educar para a promoção do desenvolvimento psicológico das crianças menores de três anos. Para tal, utilizaremos como referencial teórico à psicologia sócio-histórica. Serão selecionadas duas instituições de Educação Infantil no Município de Araraquara-SP, a saber, uma municipal e uma particular. Serão realizadas observações, durante um semestre, das atividades desenvolvidas com as crianças, em cada agrupamento (0-1 ano; 1-2 anos, 2-3 anos). Serão realizadas também entrevistas semi-estruturadas com os professores. Além disso, analisar-se-á o Projeto Pedagógico de cada instituição: a municipal e a particular. Portanto, serão sujeitos da pesquisa, os professores e as crianças atendidas nas instituições de educação infantil de zero a três anos. A análise dos dados será efetuada através da análise de conteúdo.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Janaina Cassiano. Práticas educativas: a relação entre cuidar e educar e a promoção do desenvolvimento infantil à luz da psicologia histórico-cultural. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.