Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do manejo e reatividade animal sobre desempenho, parametros fisiologicos, de carcaca e de qualidade de carne de bovinos.

Processo: 06/59243-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Pesquisador responsável:Evaldo Antonio Lencioni Titto
Beneficiário:Bruno César Prosdocimi Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Ganho de peso   Bem-estar do animal   Qualidade da carne   Etologia   Bovinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bem-Estar Animal | Bovinos | Etologia | Ganho De Peso | Manejo Racional | Qualidade De Carne

Resumo

Serão investigadas as influências de duas diferentes linhas de manejos, a convencional e a racional, conferidas a bovinos confinados nos parâmetros produtivos e de qualidade de carne e carcaça. As coletas de dados e amostras ocorrerão em confinamentos e frigorífico comercial. Serão utilizados 100 animais, de dois diferentes confinamentos, submetidos a dietas com níveis nutricionais semelhantes. Estes terão suas pesagens acompanhadas, avaliando-se o desempenho, através do ganho de peso, e o temperamento, através da velocidade de fuga e da reatividade ao manejo em brete, além de serem coletadas amostras de sangue para análise dos níveis séricos de cortisol e informações bioclimatológicas. No frigorífico serão analisadas a reatividade dos bovinos no box de atordoamento, acurácia na matança, coletadas amostras de sangue após degola, classificadas as carcaças quanto a presença/ausência de contusões, medidas as temperaturas e pH das carcaças às 0 e 24h, além de serem retiradas amostras do músculo Longissimus dorsi para análise da qualidade de carne, onde serão analisadas maciez, capacidade de retenção de água e coloração. Analisar-se-á, também, a qualificação dos sistemas de manejo empregados, tanto pelos confinamentos quanto pelo frigorífico, em relação aos princípios racionais de manejo de bovinos, através de planilhas de pontos críticos de controle. Para a análise dos dados será utilizado o procedimento GLM do programa estatístico SAS. Esperar-se encontrar diferenças significativas entre os diferentes manejos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Bruno César Prosdocimi. Influência de diferentes sistemas de manejo sobre parâmetros comportamentais, produtivos e de qualidade de carne de bovinos confinados. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.