Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação multi-escala entre oceano e atmosfera e variabilidade de baixa frequência

Processo: 06/60488-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2007
Vigência (Término): 04 de maio de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Pedro Leite da Silva Dias
Beneficiário:Enver Manuel Amador Ramirez Gutierrez
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interação do oceano com a atmosfera   El Niño   Oscilação Decadal do Pacífico   Mudança climática

Resumo

O El Nino e a Oscilação Decadal do Pacífico (PDO) são duas das características predominantes em termos de variabilidade climática. Ambos possuem influencia global devido à projeção nos padrões de teleconexão. Os padrões dominantes destes modos são cíclicos, porém aperiódicos. Várias teorias explicam a periodicidade associando a mesma com características da evolução de sistemas instáveis Cusp Catastrophe (Caviedes, 2001), interação entre vários modos de oscilação ou influência de forçastes estocásticos (Philander 1999). Devido ao fato de que a transferência de energia entre escalas ocorre principalmente através de interações não lineares (Ripa, 1983 a,b; Longuett-Higgins e Gill, 1967; Raupp e Silva Dias, 2005,2006; N eef 20 05), é necessário explorar mais a fundo a dinâmica dessas interações, já que, presumivelmente, desempenham um papel importante na dinâmica de sistemas geofísicos realistas (Ripa 1983a,b). No contexto de interação de escalas e a relação entre o El Nino e a PDO, é possível pensar na PDO como sendo uma oscilação resultante de interações não lineares em trios ressonantes com escalas dominadas pelo El Nino. Dessa forma, a presente proposta de pesquisa em nível de doutoramento consiste em explorar a dinâmica das interações ressonantes num modelo simplificado que acopla o oceano e a atmosfera e explorar as possíveis implicações dessas interações para a variabilidade decadal, além de explorar as possíveis implicações na previsibilidade dessas oscilações e na inicialização de modelos acoplados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMIREZ, ENVER; DIAS, PEDRO L. DA SILVA; RAUPP, CARLOS F. M.. Multiscale Atmosphere-Ocean Interactions and the Low-Frequency Variability in the Equatorial Region. JOURNAL OF THE ATMOSPHERIC SCIENCES, v. 74, n. 8, p. 2503-2523, . (09/11643-4, 06/60488-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUTIERREZ, Enver Manuel Amador Ramirez. Interação multi-escala entre o oceano e a atmosfera e a variabilidade de baixa frequência. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.