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Algumas contribuições do paradigma de escolha para o trabalho de pessoas com deficiência intelectual

Processo: 06/61059-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Giovana Escobal
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Trabalho   Autodeterminação   Pessoas com deficiência mental   Avaliação de desempenho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arranjo Instrucional | Autodeterminacao | Deficientes Mentais Adultos | Escolha | Esquemas Concorrentes | Trabalho

Resumo

Este estudo pretende investigar a escolha de adultos com deficiência mental sob condições de trabalho. Avaliar a influência da situação de escolha e não escolha sobre parâmetros de desempenho nessas condições e avaliar se os participantes preferem escolher ou não os componentes nos quais irão trabalhar. Quatro indivíduos aprenderão uma tarefa, sem e com arranjo instrucional, que consiste em montar capas de blocos de anotações por meio da colagem de quadrados de dobradura sobre papel cartão. Em seguida, Fase 1, os participantes poderão escolher entre trabalho nas condições de esquemas múltiplos, em que um dos componentes A ou B (sem e com arranjo, respectivamente) é arbitrariamente apresentado, ou trabalho nas condições de esquemas concorrentes com encadeamento, em que poderão escolher entre os componentes A e B. Na Fase 2, os participantes realizarão a tarefa nos esquemas múltiplos, sem escolha com componentes apresentados alternadamente de forma quase randômica, ou nos esquemas concorrentes com encadeamento, em que o participante poderá escolher o componente com que irá trabalhar. A fase final será de reversão às condições da Fase 1. O critério será de variação máxima de um minuto ou um erro em torno da média para os parâmetros tempo e número de erros, respectivamente, ambos para três tentativas consecutivas. Além da resposta de escolha nos elos iniciais. (FR 5V serão registrados e analisados parâmetros relativos à qualidade do trabalho. (AU)

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