Busca avançada
Ano de início
Entree

Os romancistas do nordeste nos livros didaticos de lingua portuguesa e ou literatura brasileira: investigacao sobre um processo historico de canonizacao literaria escolar.

Processo: 07/56828-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Circe Maria Fernandes Bittencourt
Beneficiário:Andre Barbosa de Macedo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático   Ensino de literatura   História da literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canone Literario Escolar | Ensino De Literatura | Historia Da Literatura | Livro Didatico | Romancistas Do Nordeste

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar o processo histórico de inserção de um grupo de escritores e suas obras em livros didáticos de Língua Portuguesa e ou Literatura Brasileira editados de 1948 em diante e destinados ao atual ensino médio (e seus equivalentes no passado). O grupo de escritores é formado por José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Jorge Amado, chamados de "romancistas do Nordeste". Haveria nesse processo, o qual se procurará caracterizar como uma canonização literária escolar, a interferência de dois aspectos das obras postos como centrais (o "regionalismo" e a problemática social). Esta interferência seria resultante de disputas marcadas por uma concentração econômica regional (e editorial, especificamente), com suas decorrências, e pelo macropoder do Estado em nível federal e estadual. Também é fundamental no processo, numa dimensão especificamente literária, a legitimação desempenhada pela critica literária através de críticos que têm seus juízos tomados como referência e difundidos pelos livros didáticos. Por fim, é necessário considerar as características do livro didático e a especificidade do saber escolar, dotado de particularidades e de uma autonomia relativa para com a cultura geral da sociedade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Andre Barbosa de. De \romancistas do Nordeste\ a \2ª fase da prosa modernista\: um processo histórico de canonização literário-escolar em livros didáticos de português. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.