Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificacao e caracterizacao bioquimica da alfa-glicosidase termoestavel produzida por thermoascus aurantiacus cbmai 756.

Processo: 06/01196-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eleni Gomes
Beneficiário:Ana Flávia Azevedo Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade térmica   Purificação   Enzimas microbianas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfa-Glicosidase | Purificacao | Sequenciamento Gene | Termoestabilidade | Termofilico | Enzimas microbianas

Resumo

Os organismos termofílicos são de grande importância nos processos industriais principalmente devido à produção das enzimas termofílicas e termoestáveis. Estas têm trazido diversas vantagens para a indústria, pois atuam em elevadas temperaturas reduzindo riscos de contaminação por microrganismos mesofílicos, além de outras vantagens concernentes ao processo. As alfa-glicosidases (EC 3.2.1.20) estão envolvidas na etapa final do metabolismo do amido ou de outros carboidratos. Esta enzima é uma amilase que catalisa a quebra de ligações glicosídicas alfa-1,4 de sacarídeos curtos, liberando unidades de alfa-D-glicose. Podem ser divididas em duas famílias de acordo com a estrutura primária dos aminoácidos e na especificidade pelo substrato. Pertencem a família I as alfa-glicosidases de Saccharomyces cerevisiae, de Bacillus cereus, de Bacillus sp. e de insetos. Já à família II pertencem as alfa-glicosidases de Mucor javanicus, de Aspergillus niger, dos mamíferos e das plantas. A razão do interesse por essa enzima, além da utilização na indústria de alimentos, fornecer informações para melhor compreender o seu mecanismo de ação nos organismos vivos. Sabe-se que ausência da alfa-glicosidase no homem ocasiona a Doença de Pompe e a inibição dela é um método eficaz para o tratamento da imunodeficiência adquirida (HIV), vírus da hepatite B (HBV) e influenza. Assim, projetos de seqüenciamento desses genes em eucariontes podem fornecer informações a cerca da estrutura e dos mecanismos de informação que podem servir como base para estudos em humanos. O presente projeto propõe: a purificação da alfa-glicosidase produzida por Thermoascus aurantiacus; a caracterização bioquímica e físico-química da enzima purificada; o seqüenciamento do gene da alfa-glicosidase.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Ana Flávia Azevedo. Purificação e caracterização bioquímica da α-glicosidase termoestável produzida por Thermoascus aurantiacus CBMAI 756. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.