Busca avançada
Ano de início
Entree

Livros à venda: uma história do romance no Brasil por meio de anúncios de jornal

Processo: 06/05342-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras
Pesquisador responsável:Márcia Azevedo de Abreu
Beneficiário:Regiane Mançano
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Romance   História da leitura   Século XIX   Rio de Janeiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Historia Da Leitura | Historia Dos Livros | Rio De Janeiro | Romance | Seculo Xix | História do Livro e da Leitura

Resumo

Esta pesquisa pretende estudar a presença de romances no Rio de Janeiro por meio de anúncios veiculados em três dos principais jornais em circulação no século XIX: o Correio Brasiliense (W. Lewis: Londres, 1808-1822), a Gazeta do Rio de Janeiro (Impressão Régia: Rio de Janeiro, 1808-1822) e o Jornal do Comércio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1879). Num período de crescente acesso aos periódicos, os livreiros passaram a utilizar este veículo para divulgar ao público as obras de suas prateleiras. A partir da análise desse material, é possível obter informações sobre os títulos de maior divulgação, sobre a materialidade dos impressos e seu preço, bem como sobre os critérios de valorização das obras, as estratégias de convencimento do possível comprador e os temas mais recorrentes. Espera-se, ainda, observar as possíveis modificações nos anúncios a partir do início da produção nacional de romances, assim como as eventuais relações entre propaganda e crítica literária divulgadas nos periódicos. Com isto, a análise da publicidade em torno do romance que pode para a compreensão do processo de difusão e consolidação do gênero no Brasil. A trajetória do romance vem sendo estudada pelo projeto temático "Caminhos do Romance no Brasil: séculos XVIII e XIX", financiado pela FAPESP, ao qual este trabalho se vincula. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANÇANO, Regiane. Livros à venda: presença de romances em anúncios de jornais. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.