Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da insulina na potencializacao por leucotrienos da atividade fagocitica e microbicida de macrofagos alveolares e mecanismos moleculares envolvidos.

Processo: 06/05235-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Sônia Jancar
Beneficiário:Matheus Ferracini
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transdução de sinais   Fagocitose   Inflamação   Macrófagos   Insulina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Microbicida | Fagocitose | Insulina | Leucotrieno | Macrofagos | Vias De Sinalizacao | Inflamação

Resumo

Indivíduos diabéticos ou com hiperglicemia apresentam incidência elevada de doenças infecciosas. Isto pode estar relacionado a alterações no recrutamento de fagócitos para o foco infeccioso ou redução da capacidade fagocítica e/ou microbicida destas células. Em ratos diabéticos, algumas destas alterações já foram descritas, assim como sua reversão pela administração de insulina exógena. Recentemente, trabalhos do nosso grupo mostraram que a capacidade fagocítica de macrófagos alveolares é significativamente amplificada por leucotrienos, assim como a sua capacidade de matar Klebsiella pneumoniae. Este aumento da capacidade microbicida se deve a interferência causada pelos leucotrienos na via da NADPH oxidase e geração de espécies reativas de oxigênio. Os mecanismos moleculares envolvidos estão sendo investigados no laboratório e incluem a ativação de PKC-a por LTB4 e PKC-d por LTD4. O presente projeto tem por objetivo estudar o papel da insulina na fagocitose e atividade microbicida de macrófagos alveolares provenientes de ratos com diabetes induzido por aloxana, assim como no efeito potencializador dos leucotrienos. Em ratos sadios ou diabéticos (Aloxana 42mg/kg, 10 dias), administrar-se-á dose única de insulina NPH (4 UI, s.c.). A partir do lavado broncoalveolar desses animais, serão obtidos macrófagos alveolares, que serão cultivados em placas e submetidos ou não a estimulação com leucotrienos B4 e D4. A seguir serão adicionadas hemácias ou K. pneumoniae opsonizadas e avaliada a capacidade fagocítica e microbicida destes macrófagos. Em paralelo, serão estudados os mecanismos moleculares das eventuais alterações detectadas. Para isto será avaliado o efeito da inibição de moléculas envolvidas em vias de sinalização intracelular, tais como PI3K, p38MAPK, ERK 1/2, PLC e cPLA2, sobre a fagocitose e atividade microbicida, assim como a ativação (fosforilação) de tais moléculas por immunoblotting.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRACINI, Matheus. Papel dos leucotrienos na fagocitose via FcgR por macrofágos alveolares de ratos sadios e diabéticos.. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.