Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao da pkc nas alteracoes da reatividade vascular em ratas diabeticas.

Processo: 07/51935-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Cardiorenal
Pesquisador responsável:Zuleica Bruno Fortes
Beneficiário:Simone Marcieli Sartoretto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   PKC   Óxido nítrico   Disfunção endotelial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes Mellitus | Disfuncao Endotelial | Especies Reativas Do Oxigenio | Oxido Nitrico | Pkc

Resumo

Há disfunção endotelial no diabetes mellitus que compromete entre outros parâmetros a vasodilatação dependente do endotélio. Os mecanismos envolvidos nessa redução são melhor estudados e compreendidos em machos diabéticos, porém esses mecanismos podem não ser exatamente os mesmos em fêmeas. Recentemente, demonstramos que a redução da vasodilatação dependente do endotélio da microcirculaçâo mesentérica de ratas diabéticas, envolve redução da produção de NO e aumento da geração de ânion superóxido e prostaglandina F2alfa. A deficiência de insulina também contribui para essa redução. No entanto, outros aspectos, como aqueles relacionados à hiperglicemia não foram abordados. A ativação da proteína quinase C (PKC) é um dos mecanismos pelos quais a hiperglicemia promove efeitos adversos nos vasos sangüíneos. O papel da ativação da PKC na disfunção endotelial no macho diabético é demonstrado por estudos em que há a correção da redução da vasodilatação dependente do endotélio em machos diabéticos por inibidores da PKC. Entretanto, se o mesmo ocorre em fêmeas não está ainda demonstrado. O objetivo do projeto é analisar o efeito da inibição da PKC no relaxamento de aorta, na produção de NO e na geração de espécies reativas do oxigênio na aorta de ratas diabéticas. O estudo pode contribuir para o melhor entendimento dos mecanismos ativados pela hiperglicemia, que poderiam estar envolvidos na redução da vasodilatação dependente do endotélio em ratas diabéticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SARTORETTO, Simone Marcieli. Estudo das alterações da resposta vasodilatadora e vasoconstritora em aortas de ratas diabéticas e os mecanismos envolvidos.. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.