Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da microinjecao de agonistas e antagonistas opioidergicos no nucleo dorsal da rafe e avaliacao de suas conexoes com a substancia cinzenta periaquedutal sobre a modulacao da imobilidade tonica e ...

Processo: 07/55077-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Leda Menescal de Oliveira
Beneficiário:Mateus Dalbem Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cobaias   Analgésicos opioides   Nociceptividade   GABA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cobaias | Gaba | Imobilidade Tonica | Nocicepcao | Nucleo Dorsal Da Refe | Opioides

Resumo

A imobilidade tônica (IT) é uma resposta defensiva inata, caracterizada por um estado de profunda inatividade física e relativa falta de resposta a estímulos ambientais. A IT é considerada o último recurso utilizado pela presa, no confronto presa/predador, visando sua sobrevivência. Durante a execução de uma resposta defensiva, a ativação do sistema analgésico endógeno entra em atividade para que a presa possa efetuar de forma adequada a estratégia defensiva compatível com a situação ameaçadora. Corroborando com esta hipótese, alguns autores têm mostrado uma integração entre a resposta defensiva de IT e a antinocicepção em cobaias. A serotonina (5-HT) liberada pelos neurônios do núcleo dorsal da rafe (NDR) está envolvida na modulação de respostas defensivas, incluindo a IT. Devido a participação da 5-HT nos diversos processos cerebrais, acredita-se que sua liberação possa depender de alguns neuromoduladores, como: opióides e GABA. Assim, o presente trabalho tem por objetivos: avaliar a influência opioidérgica e GABAérgica no NDR na modulação das respostas de IT e nociceptivas em cobaias; analisar a influência da interação sexptonérgica, opioidérgica e GABAérgica no NDR na modulação as respostas comportamentais de IT e nociceptivas em cobaias; verificar se as respostas comportamentais de IT e nociceptivas observadas após a estimulação serotonérgica do NDR dependem de conexões desse com a substância cinzenta peraquedutal (SCP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, MATEUS DALBEM; MENESCAL-DE-OLIVEIRA, LEDA. Opioidergic, GABAergic and serotonergic neurotransmission in the dorsal raphe nucleus modulates tonic immobility in guinea pigs. Physiology & Behavior, v. 106, n. 2, p. 109-116, . (07/55077-7)
FERREIRA, MATEUS DALBEM; MENESCAL-DE-OLIVEIRA, LEDA. Nociceptive vocalization response in guinea pigs modulated by opioidergic, GABAergic and serotonergic neurotransmission in the dorsal raphe nucleus. Brain Research Bulletin, v. 106, p. 21-29, . (07/55077-7)