Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização das alterações moleculares geradas pela mutação associada com a letalidade da linhagem kg00562 de Drosophila melanogaster

Processo: 07/52871-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Luisa Paçó-Larson
Beneficiário:Gustavo Borges Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Drosophila

Resumo

A linhagem KG00562 é uma entre milhares de linhagens de D.melanogaster utilizadas no contexto do genoma funcional. A inserção do elemento transponível P nesta linhagem foi associada com o lócus CG8709 que codifica lipina, proteína que pertence a uma nova família de fosfatases de ácido fosfatídico dependente de Mg+. Dados de nosso laboratório mostram que esse locus codifica isoformas protéicas distintas expressas em tecidos específicos. Por exemplo, DmLpin A e DmLpin C são expressas no intestino e túbulos de Malpighi e a isoforma B, no cérebro larval. A isoforma neural compartilha seu primeiro exon com o locus vizinho que codifica Kermit, caracterizado em Xenopus como participante da via de sinalização de Wnt. Na linhagem KG00562 o transcrito da isoforma neural de lipina não é detectado, sendo contudo observada a presença de um RNA adicional de aproximadamente 2,5 kb, detectado com sonda derivada do primeiro exon de DmLpin B, que é compartilhado com Kermit. Este RNA adicional está provavelmente associado com o ganho de função observado na linhagem KG00562, caracterizado por um alto índice de letalidade. Mesmo em background selvagem, cerca de 73% dos animais que carregam a inserção KG00562 não completam o desenvolvimento. Com vistas a contribuir para caracterizar as bases moleculares associadas com a letalidade da linhagem KG00562, neste projeto propomos clonar e caracterizar a estrutura primária e o padrão tecidual de expressão do RNA adicional de 2,5 kb expresso nesta linhagem mutante. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, G. B.; VALENTE, V.; DE QUEIROZ, M. S.; VIANNA, M. C. B.; PACO-LARSON, M. L. Overexpression of kermit/dGIPC is associated with lethality in Drosophila melanogaster. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 44, n. 4, p. 283-290, APR 2011. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.