Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao dos niveis de algumas proteinas relacionadas a processos apoptoticos e controle do ciclo celular de celulas precursoras hematopoeticas normais e celulas precursoras leucemicas.

Processo: 07/52883-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Lewis Joel Greene
Beneficiário:Lucas Oliveira Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Proteoma   Apoptose   Ciclo celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apoptose | Celula Tronco Leucemica | Ciclo Celular | Proteoma

Resumo

Os regimes quimioterápicos desenvolvidos para a leucemia mielóide aguda (LMA) têm conseguido induzir a remissão da doença e aumentado a sobrevida dos pacientes leucêmicos. Porém, as recidivas continuam a ser um problema bastante comum e foram atribuídas à existência de células-tronco leucêmicas quiescentes. As células leucêmicas originárias de células precursoras normais são similares a estas, porém não idênticas, pois eventos genéticos as modificaram e as tornaram caracteristicamente neoplásicas. Uma característica das células neoplásicas é que seu mecanismo de apoptose está de alguma forma prejudicado ou impedido por fatores que incluem a redução da expressão de proteínas apoptóticas ou aumento da produção de proteínas antiapoptóticas. Vários estudos tem demonstrado que diferenças nos níveis de RNA e proteínas relacionadas a apoptose e controle do ciclo celular são vistas quando analisam-se células leucêmicas, células normais e blastos leucêmicos tratados e não tratados com os quimioterápicos ácido ali trans-retinóico (ATRA) e As203. O objetivo desta pesquisa é identificar diferenças nos níveis das proteínas de interesse apoptótico e controle do ciclo celular em células-tronco hematopoéticas normais e células-tronco leucêmicas e verificar os níveis de expressão de proteínas de blastos leucêmicos tratados e não tratados com As203. As proteínas, quando possível, serão identificadas por métodos imunológicos e confirmadas por espectrometria de massas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)