Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de vacina terapeutica contra hpv16.

Processo: 07/51698-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Paulo Lee Ho
Beneficiário:Mirian Galliote Morale
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:E7 | Hpv16 | L1 | Vacinas Quimericas | Vlps

Resumo

O papillomavirus (PV) é responsável por uma gama muito diversa de lesões epiteliais, causando desde lesões benignas a carcinomas. Os HPVs associados ao câncer são classificados como tipos de alto-risco, sendo o mais prevalente na população o HPV 16, que sozinho é responsável por aproximadamente 50% de todos os cânceres cervicais. O câncer do colo do útero é o segundo câncer mais comum entre mulheres no mundo, sendo que a maioria dos casos (83%) ocorre em países em desenvolvimento, assim é de grande importância o desenvolvimento de vacinas para a prevenção de doenças associadas ao HPV. As vacinas contra HPV atualmente licenciadas possuem propriedade profilática contra futuros contatos com o vírus, mas levando-se em conta a ampla exposição ao vírus a qual a população está sujeita, torna-se necessário desenvolver vacinas também com o intuito de erradicar células já infectadas, vacinas essas conhecidas como terapêuticas. Quando regressões em lesões associadas ao papillomavirus foram observadas, houve indicações de que respostas contra a proteína E7 estavam correlacionadas com erradicação da doença. Assim, E6 e E7 são as proteínas mais interessantes para a produção de vacinas terapêuticas e L1, para vacinas profiláticas, devido principalmente a suas atuações no início e na progressão da doença. O presente projeto pretende expressar em Pichia Pastoris proteínas quiméricas originadas da fusão entre L1 e partes de E7 do HPV16 e avaliar o potencial antigênico e vacinal dos cVLPs produzidos neste sistema de expressão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES DE OLIVEIRA, LILIANE M.; MORALE, MIRIAN G.; CHAVES, AGTHA A. M.; DEMASI, MARILENE; HO, PAULO L.. Expression, Polyubiquitination, and Therapeutic Potential of Recombinant E6E7 from HPV16 Antigens Fused to Ubiquitin. MOLECULAR BIOTECHNOLOGY, v. 59, n. 1, p. 46-56, . (10/04490-4, 07/51698-7)
FERNANDES DE OLIVEIRA, LILIANE MARIA; MORALE, MIRIAN GALLIOTE; CHAVES, AGATHA A. MUNIZ; CAVALHER, ALINE MARQUES; LOPES, ALINE SORIANO; DINIZ, MARIANA DE OLIVEIRA; SCHANOSKI, ALESSANDRA SOARES; DE MELO, ROBSON LOPES; DE SOUZA FERREIRA, LUIS CARLOS; DE OLIVEIRA, MARIA LEONOR S.; et al. Design, Immune Responses and Anti-Tumor Potential of an HPV16 E6E7 Multi-Epitope Vaccine. PLoS One, v. 10, n. 9, . (07/51698-7, 10/04490-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORALE, Mirian Galliote. Desenvolvimento de vacina terapêutica contra HPV16. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.