Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de atividades recreativas para a aprendizagem de leitura e escrita: contextualização das palavras ensinadas

Processo: 07/52577-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Débora Corrêa de Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/09928-4 - Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino, AP.PRNX.TEM
Assunto(s):Aprendizagem   Palavra   Métodos de ensino   Recreação   Desenvolvimento infantil   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Recreacao Instrumental

Resumo

Esse estudo propõe uma exploração inicial dos efeitos das atividades contextualizadoras na aprendizagem de palavras não-familiares, para obter dados que orientem o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de métodos de ensino. Serão ensinadas nove palavras, três familiares, três não-familiares e três pseudo-palavras. A realização de atividades recreativas contextualizadoras das palavras não-familiares pretende compreender os processos envolvidos na aquisição de significado das palavras, Essas atividades serão estruturadas no modelo da recreação instrumental e permitirão que a criança entre em contato com o referente da palavra ensinada através de duas formas diferentes: atividades de utilização funcional do objeto e atividades de contatos com mídias diversificadas. Participarão desse estudo dezoito crianças, seis realizarão as atividades com os objetos, seis terão contatos com mídias e seis realizarão atividades lúdicas desvinculadas das palavras ensinadas. Os dados obtidos na avaliação inicial e final do programa serão comparados nos três grupos, avaliando leitura de palavras, nomeação das figuras, emparelhamento das figuras com as palavras impressas e vice-versa; determinando se a recreação instrumental favoreceu os resultados na leitura e nas tarefas de emparelhamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)