Busca avançada
Ano de início
Entree

Narração e organização de histórias por crianças com Distúrbio Específico de Linguagem

Processo: 07/51928-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Débora Maria Befi-Lopes
Beneficiário:Ana Carolina Paiva Bento Gaz
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos da linguagem   Narrativa oral   Discurso (oratória)   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Discurso | Fonoaudiologia | Habilidades Narrativas | Retardos De Linguagem

Resumo

As habilidades narrativas podem nos fornecer ricas e variadas informações sobre as competências lingüísticas, cognitivas e sociais das crianças com desenvolvimento típico e com DEL. Seu potencial como avaliação clínica tem sido explorado recentemente, provendo um método de investigação teórica da relação entre a linguagem e a cognição (Botting, 2002). Estudos observaram que as crianças com DEL apresentam déficits na elaboração do discurso, que geralmente são confusos e repetitivos (Craig e Evans, 1989). Sendo assim, os objetivos deste estudo são caracterizar a narração de histórias por crianças com DEL com relação ao tipo e conteúdo do discurso e comparar o desempenho destes sujeitos com seus pares cronológicos em desenvolvimento típico. Participarão deste estudo dois grupos de crianças: Grupo Controle (GC), sem alterações de linguagem, e Grupo Pesquisa (GP), na proporção de 3-1(controle-pesquisa). Para eliciar as narrativas será utilizada uma série de 15 histórias, representadas por figuras, compostas por quatro cenas cada. Essas seqüências foram criadas e classificadas em mecânicas, comportamentais e intencionais, segundo as relações envolvidas entre as personagens. A pesquisadora explicará aos participantes que as seqüências de figuras formam uma história. A primeira cena de cada história será identificada, e, a partir da compreensão de todos os seus elementos, as outras três figuras serão fornecidas para a organização da narrativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENTO, ANA CAROLINA PAIVA; BEFI-LOPES, DEBORA MARIA. Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22, n. 4, p. 503-508, . (07/51928-2)
ANA CAROLINA DE PAIVA BENTO. Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 4, p. 628-628, . (07/51928-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENTO, Ana Carolina Paiva. Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.