Busca avançada
Ano de início
Entree

Adicao de nucleotideos na dieta de frangos de corte alternativos e seu efeito sobre a morfologia e taxa de turnover da mucosa intestinal, desempenho e rendimento de carcaca e partes.

Processo: 05/57185-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:José Roberto Sartori
Beneficiário:Vanessa Cristina Pelícia
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Isótopos estáveis   Eficiência   Rendimento de carcaça   Morfologia intestinal   Turnover   Frangos de corte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho | Frangos De Corte | Isotopos Estaveis | Morfologia Intestinal | Rendimento De Carcaca | Turnover

Resumo

O presente trabalho objetiva avaliar o efeito da suplementação com nucleotídeos na dieta sobre o desempenho (DE), rendimento de carcaça e partes (RCP), morfologia do intestino delgado (MID) e taxa de turnover da mucosa intestinal (TMI)de frangos de corte criados no sistema alternativo. Em um primeiro experimento, serão utilizados 600 pintos de corte machos distribuídos em um delineamento em blocos casualizados com 6 tratamentos (rações sem promotor de crescimento antimicrobiano e com adição de 0; 0,1; 0,3; 0,5 e 0,7% de nucleotídeos e uma ração com promotor de crescimento antimicrobiano e sem adição de nucleotídeos). Serão obtidos dados de DE, RCP e MID. Em um segundo experimento, com o objetivo de avaliar o efeito da suplementação de nucleotídios na TMI através de análise isotópica, serão utilizados 270 pintos de corte machos submetidos a três tratamentos: T1 = dieta predominantemente C3, sem suplementação com nucleotídeos (dieta controle), T2 = dieta controle, suplementada com o nível de nucleotídeos que proporcionar melhor resultado no experimento 1 (dieta com nucleotídeos) e T3 = dieta com nucleotídeos mais desafio de coccidiose. Os dados obtidos pela análise isotópica serão analisados através do método de equação exponenciais de primeira ordem do software Origin® 6.0 Professional (Microcal Software, 1999). As análises estatísticas dos dados de DE, RCP e MID serão feitas pela ANOVA e quando necessário, as médias serão comparadas pelo teste de Tukey. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PELÍCIA, Vanessa Cristina. Nucleotídeos na dieta de frangos de corte criados no sistema alternativo. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.