Busca avançada
Ano de início
Entree

A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para a interação, comunicação e construção de conhecimentos em redes

Processo: 07/54469-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:José Armando Valente
Beneficiário:Carla Lopes Rodriguez
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Inclusão digital   Apropriação tecnológica   Recursos audiovisuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriacao Tecnologica | Comunicacao Audiovisual | Cultura Audiovisual E Midias | Inclusao Digital

Resumo

Este trabalho tem como objetivo o estudo das potencialidades e limites da utilização de recursos audiovisuais em ambientes colaborativos de suporte a educação a distância, via Internet. O foco está na análise das situações que envolvem o uso destes recursos para o estabelecimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, buscando discutir as estratégias metodológicas que possam favorecer a construção de conhecimento. Espera-se que os recursos audiovisuais possam promover a comunicação à distância, a troca de idéias, a construção colaborativa, a representação dos conhecimentos construídos e a elaboração e disponibilização em rede da produção cultural do grupo envolvido. Pretende-se contribuir para a construção de um conjunto de conhecimentos e estratégias que favoreçam novas abordagens conceituais no âmbito da utilização de recursos audiovisuais em contextos virtuais de aprendizagem. Por ser um trabalho de pesquisa cujo objetivo é investigar e documentar uma situação concreta, onde um pequeno grupo de pessoas envolvidas realiza ações orientadas que propiciam à apropriação de recursos audiovisuais e a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem, a metodologia que melhor se adéqua é a da pesquisa-ação. A pesquisa de cunho qualitativo prioriza o entendimento das inter-relações dos dados. A análise interpretativa de conteúdo será utilizada enquanto técnica de análise de dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUEZ, Carla Lopes. A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem: potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.