Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas de bifurcação de corank 2 com dois parâmetros e a formulação por caminhos

Processo: 06/58498-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2007
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Geometria e Topologia
Pesquisador responsável:Angela Maria Sitta
Beneficiário:Marisa de Souza Costa
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/03107-9 - Teoria qualitativa de equações diferenciais e teoria de singularidades, AP.TEM

Resumo

A Teoria de Bifurcação tem como um dos objetivos estudar de forma sistemática modelos matemáticos não lineares, fornecendo uma estratégia para a abordagem de problemas em Equações Diferenciais, Famílias de Sistemas Dinâmicos não Lineares, etc. A teoria de equivalência de contato parametrizada de Golubitsky-Schaeffer é muito importante para o entendimento e classificação do comportamento local qualitativo de diagramas de bifurcação e sua perturbações. A Formulação por Caminhos é uma forma alternativa que organiza a equivalência de contato permitindo a distinção entre o comportamento singular do centro organizador (quando os parâmetros de bifurcação anulam-se) do efeito da maneira como os parâmetros entram no problema de bifurcação. Neste trabalho, o nosso objetivo é mostrarmos como a Formulação por Caminhos pode ser usada para estudar a envergadura de um painel cilíndrico sujeito a uma compressão axial. Após a redução de Lyapunov-Schmidt, obtemos das equações diferenciais parciais que descrevem o modelo matemático da envergadura, um problema de bifurcação de corank 2, com dois parâmetros e com simetria do grupo Z2. Um parâmetro é proporcional à compressão axial e o segundo é a razão dos dois lados do painel. As deformações serão estudadas através dos diagramas de bifurcação dos desdobramentos miniversais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Marisa de Souza. Problemas de bifurcação de corank2 com dois parâmetros e a formulação por caminhos. 2009. 141 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências, Letras e Ciências. São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.