Busca avançada
Ano de início
Entree

Super expressão da proteína de fusão vb22-pax4 visando a diferenciação de células beta pancreáticas

Processo: 07/52278-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mari Cleide Sogayar
Beneficiário:Ilana Gabanyi
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/10707-7 - Bases moleculares do controle da proliferação celular e origem de neoplasias na era de genômica e proteômica, AP.TEM
Assunto(s):Diabetes mellitus   Células-tronco   Terapia genética   Diferenciação celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Tronco | Diabetes | Diferenciacao | Pax4 | Proteinas De Fusao | Vp22

Resumo

O Diabetes Mellitus é causado pela destruição auto-imune das células beta pancreáticas e afeta mais de 246 milhões de pessoas. Nenhuma das terapias utilizadas no combate ao Diabetes tem obtido o êxito completo. O gene Pax4 é um dos fatores de transcrição responsáveis pela diferenciação de células beta, sendo essencial para o apropriado desenvolvimento e maturação destas células. Portanto, é um bom candidato para ser utilizado em terapias gênicas que visem à produção de células produtoras de insulina. Uma nova e promissora alternativa em terapia gênica é a utilização de proteínas com domínio de transdução (PTDs), pois estas possuem a capacidade de translocar proteínas para dentro das células. Estudos já demonstraram ser possível a internalização de proteínas específicas em células alvo por PTDs. A proteína transportada é capaz de atuar no núcleo das células gerando respostas especificas. Uma das PTDs mais comumente estudada é a VP22, proteína do Herpes Simplex vírus I. A fusão da VP22 à proteína Pax4 tornaria possível a inserção desta em células tronco, possibilitando que a Pax4 ative a transcrição dos genes responsáveis por acionar o mecanismo de diferenciação destas células em células produtoras de insulina. A proposta do trabalho consiste em super-expressar a proteína de fusão VP22- Pax4 em células CHO, com o intuito de utilizar tal proteína de fusão para obter a diferenciação de células tronco em células produtoras de insulina, para que estas possam ser utilizadas no combate ao Diabetes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GABANYI, Ilana. Produção e uso da proteína de fusão VP22.Pax4 na diferenciação de células-tronco em células produtoras de insulina. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.