Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao de polimorfismos dos genes abcc2 e abcg2 como fator preditivo de resposta ao tratamento com cisplatina em pacientes com carcinoma epidermoide de cabeca e pescoco.

Processo: 07/52196-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Miriam Hatsue Honda Federico
Beneficiário:Bruno Ferencz Papp Cadima
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacogenética   Análise do polimorfismo de comprimento de fragmentos amplificados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abcc2 | Abcg2 | Farmacogenetica | Pcr-Rflp

Resumo

O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço apresenta ainda hoje prognóstico ruim. Apesar dos avanços no tratamento, a taxa de sobrevida longa melhorou muito pouco na última década. O agente quimioterápico mais utilizado no tratamento destes pacientes é a cisplatina associado à radioterapia nos casos da doença localmente avançada, ou em esquemas de quimioterapia exclusiva na doença metastática. Como a taxa de resposta é de aproximadamente metade, seria altamente desejável a pré-seleção de pacientes com maior chance de resposta. Uma abordagem interessante para o estudo deste problema é a farmacogenética, outra área em desenvolvimento que parece promissora em câncer, definida como o estudo da constituição genética do indivíduo no contexto da resposta aos medicamentos. O ABCC2 é um transportador transmembrana que exporta ativamente fármacos aniônicos conjugados e facilita o transporte de agentes anticâncer, incluindo a cisplatina. O ABCG2 é outro transportador transmembrana que tem influência na farmacocinética e farmacodinâmica de certos xenobióticos e substratos endógenos; além disso, acredita-se que este gene contribui para a resistência de várias drogas, como a cisplatina. Por esses motivos, o nosso objetivo é estudar o valor preditivo da presença dos polimorfismos dos genes ABCC2 (Val417lle, Ser789Phe e Ala1450Thr) e ABCG2 (Val12Met, Gly126stop códon, Giy141Lys) na resposta ao tratamento que inclua cisplatina, nos pacientes portadores de HNSCC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CADIMA, Bruno Ferencz Papp. Determinação de polimorfismos dos genes ABCC2 e ABCG2 como fator preditivo de resposta ao tratamento com cisplatina em pacientes com carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.