Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das intervenções action planning e coping planning sobre a realização de atividade física por cardiopatas isquêmicos

Processo: 07/57400-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Roberta Cunha Matheus Rodrigues
Beneficiário:Thaís Moreira São João
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Atividade física   Comportamentos saudáveis   Cardiopatias   Infarto do miocárdio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Fisica | Comportamento | Comportamento Em Saude | Infarto Do Miocardio

Resumo

A literatura traz amplo relato dos benefícios da atividade física regular para os pacientes com cardiopatia isquêmica. Entretanto, em igual proporção tem sido relatada a dificuldade dos profissionais de saúde para promover a adesão e manutenção deste comportamento. Dentre as dificuldades mencionadas destaca-se a escassez de estudos experimentais que tenham testado a efetividade de estratégias educacionais bem definidas para direcionar as futuras intervenções. Este estudo tem como objetivo verificar a efetividade de duas intervenções de planejamento, baseadas nas estratégias de (a) planejamento da ação (action planning) e (b) planejamento de enfrentamento de obstáculos (coping planning) na implementação da realização de exercício físico (caminhada) entre pacientes com cardiopatias isquêmicas. O estudo será realizado no Ambulatório de Cardiologia de um hospital universitário do interior do estado de São Paulo. Farão parte deste estudo pacientes de ambos os sexos, com diagnóstico de coronariopatia isquêmica, liberados para realização de atividade física. Trata-se de um estudo experimental, que envolve três ondas de coleta de dados. Na primeira fase (T0) serão coletados dados sobre a caracterização sociodemográfica e clínica e mensuração das variáveis: intenção comportamental (I0) e comportamento (B0) (caminhada de ao menos 30 minutos/dia, 3 vezes/semana). A seguir os sujeitos serão randomizados em: grupo controle (C) e grupo intervenção (GI). Ao primeiro (T1) e segundo (T2) meses de seguimento, serão feitas novas medidas de intenção e comportamento (11, B1, B2). O grupo intervenção (GI) será submetido seqüencialmente a duas estratégias de planejamento - o planejamento da ação e o planejamento de enfrentamento de obstáculos. Os dados serão analisados por meio do emprego dos testes estatísticos de associação e de comparação, para comparar as medidas de comportamento e intenção intra e entre os grupos. Será empregada a análise de regressão para avaliar a capacidade da intenção em predizer o comportamento no primeiro e segundo meses de seguimento (I0->B1; I1-> B2). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHEUS RODRIGUES, ROBERTA CUNHA; SAO JOAO, THAIS MOREIRA; BUENO JAYME GALLANI, MARIA CECILIA; CORNELIO, MARILIA ESTEVAM; COSTA ALEXANDRE, NEUSA MARIA. The ``Moving Heart Program{''}: an intervention to improve physical activity among patients with coronary heart disease. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. SI, p. 180-189, . (07/57400-0)
MATHEUS RODRIGUES, ROBERTA CUNHA; SAO JOAO, THAIS MOREIRA; BUENO JAYME GALLANI, MARIA CECILIA; CORNELIO, MARILIA ESTEVAM; COSTA ALEXANDRE, NEUSA MARIA. The "Moving Heart Program": an intervention to improve physical activity among patients with coronary heart disease. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 21, p. 10-pg., . (07/57400-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JOÃO, Thaís Moreira São. Realização de atividade fisica por cardiopatas isquemicos: analise de estrategias de intervenção. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.