Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos envolvidos no efeito protetor da testosterona sobre o desenvolvimento da dor da atm em ratos.

Processo: 07/57517-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Claudia Herrera Tambeli
Beneficiário:Letícia Esmanhoto Fanton
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Articulação temporomandibular   Dor   Disfunção temporomandibular   Testosterona
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Articulacao Temporomandibular | Desenvolvimento Da Dor Na Atm | Disfuncao Temporomandibular | Dor | Testosterona

Resumo

Dados obtidos recentemente em nosso laboratório indicam que a testosterona apresenta um efeito protetor ao diminuir o risco de ratos desenvolverem dor na ATM, uma vez que a administração na ATM de uma dose de formalina (0,5%) que não induz respostas comportamentais nociceptivas em machos intactos, induz em fêmeas e em machos gonadectomizados, O mecanismo através do qual a testosterona induz o efeito protetor em machos não é conhecido. No entanto, o fato de a administração exógena de testosterona não afetar a nocicepção em fêmeas sugere que esse efeito pode não depender apenas da ação da testosterona durante a vida adulta, ou seja, o efeito protetor pode ser estabelecido durante o período de diferenciação sexual do sistema nervoso, sendo apenas mantido pelos níveis fisiológicos de testosterona na vida adulta. Dados preliminares de nosso laboratório sugerem que a testosterona diminui a nocicepção já instalada através da ativação do sistema opióide endógeno, possivelmente ao nível do subnúcleo caudal trigeminal. Dessa forma, é possível que o efeito protetor da testosterona no desenvolvimento da dor da ATM também seja mediado pela ativação do sistema opióide endógeno ao nível do subnúcleo caudal, que é o correspondente trigeminal do corno dorsal da medula espinhal. A síntese de estrógeno a partir de andrógenos pela enzima aromatase, tem sido descrita como um novo mecanismo através do qual os hormônios sexuais modulam a nocicepção ao nível do como dorsal espinhal, o que sugere que o efeito protetor da testosterona possa depender da ação da aromatase presente nos neurônios do complexo sensorial trigeminal. Diante do exposto, o objetivo deste projeto é testar as hipóteses de que o efeito protetor da testosterona sobre o risco de desenvolvimento de dor na ATM é (1) estabelecido durante o período de diferenciação sexual e apenas mantido pelos níveis fisiológicos de testosterona na vida adulta; (2) mediado por um mecanismo neural central e que dependente da ação da enzima aromatase; (3) mediado pela ativação do sistema opióide endógeno no sistema nervoso central. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FANTON, L. E.; MACEDO, C. G.; TORRES-CHAVEZ, K. E.; FISCHER, L.; TAMBELI, C. H.. Activational action of testosterone on androgen receptors protects males preventing temporomandibular joint pain. Pharmacology Biochemistry and Behavior, v. 152, p. 6-pg., . (07/57517-4)
FANTON, L. E.; MACEDO, C. G.. . Pharmacology Biochemistry and Behavior, v. 152, n. SI, p. 30-35, . (07/57517-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FANTON, Letícia Esmanhoto. Estudo dos mecanismos envolvidos no efeito protetor da testosterona sobre o desenvolvimento da dor da ATM em ratos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.