Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacao entre celulas t reguladoras cd4+cd25+foxp3+ e celulas dendriticas na regulacao da resposta imune celular contra plasmodium falciparum

Processo: 07/56775-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Marcelo Urbano Ferreira
Beneficiário:Raquel Muller Gonçalves
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunorregulação   Resposta imune   Plasmodium falciparum   Malária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imunorregulacao | Malaria | Plasmodium Falciparum | Resposta Imune Celular

Resumo

Desde a década de 1970, descreve-se que os linfócitos T provenientes de pacientes durante a fase aguda da infecção malárica apresentam baixa resposta proliferativa in vitro quando expostos a antígenos de plasmódios e antígenos não-relacionados, com recuperação parcial das respostas proliferativas após o tratamento da doença. Os mecanismos envolvidos na regulação das respostas celulares durante a infecção aguda permanecem pouco investigados. Com base em evidências recentes de que as células T reguladoras (Treg) CD4+CD25+ Foxp3+ afetam a maturação e a função das células dendríticas, reduzindo sua capacidade de apresentar antígenos e estimular células T naive, este projeto objetiva avaliar o possível papel das células Treg CD4+CD25+Foxp3+ isoladas de indivíduos com infecção aguda pelo P. falciparum no desenvolvimento, maturação e atividade funcional de células dendríticas. Baseia-se na análise de fenótipos celulares e de citocinas pró- e anti-inflamatórias liberadas in vitro em resposta a estímulo antigênico, em amostras pareadas de células mononucleares periféricas estimuladas por células dendríticas previamente expostas ou não a células Treg CD4+CD25+Foxp3+. Os pacientes a serem recrutados provêm de uma população bem delimitada e caracterizada, do ponto de vista epidemiológico, da Amazônia Ocidental brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Raquel Muller. Análise fenotípica de células T reguladoras e células dendríticas na infecção humana por Plasmodium vivax e Plasmodium falciparum. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.