Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da ativacao de macrofagos via receptores do tipo toll (tlrs) na producao de fatores moduladores da sobrevivencia de linfocitos t.

Processo: 07/56848-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:João Gustavo Pessini Amarante Mendes
Beneficiário:Julia Cortina Campopiano
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Macrófagos   Receptores toll-like   Apoptose   Linfócitos T
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aicd | Apoptose | Fas Fasl | Linfocitos T | Macrofago | Tlr

Resumo

A interação entre a imunidade inata e adaptativa acontece durante todo o processo da resposta imune, ocorrendo pelo contato célula-célula e pela secreção de fatores solúveis como as citocinas. Os Toll-like receptors (TLRs) presentes nas células da imunidade inata, tem importante papel na ativação diferencial de macrófagos e células dendríticas e, conseqüentemente no conjunto de moléculas secretadas por estas células. Sabe-se que estas substâncias são importantes na modulação dos processos de maturação, ativação, diferenciação, proliferação e sobrevivência de linfócitos T, porém, pouco se sabe sobre o seu papel no processo de contração da população de células T ativadas (Activation-induced cell death - AICD). Resultados recentes de nosso grupo de pesquisa demonstraram que células apresentadoras de antígenos (APCs) quando estimulados com LPS, um agonista de TLR4, liberam um fator solúvel capaz de proteger linfócitos T da morte por AICD. Sendo assim, o presente projeto tem como principal objetivo, verificar se linhagens de macrófagos murinos e células aderentes do exudato peritoneal (PEC), quando estimuladas com agonistas de TLRs (exógenos e endógenos), produziriam outros fatores que desempenhariam função moduladora na AICD de hibridomas de linfócitos T. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOPIANO, Julia Cortina. Influência da ativação de macrófagos via receptores do tipo Toll (TLRs) na produção de fatores moduladores da sobrevivência de linfócitos T.. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.