Busca avançada
Ano de início
Entree

Síndrome de Asperger na educação inclusiva: análise de atitudes sociais e interações sociais

Processo: 07/59170-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sadao Omote
Beneficiário:Maria Cláudia Brito
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Relações interpessoais   Síndrome de Asperger   Transtorno autístico   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atitudes Sociais | Inclusao | Interacao Social | Sociograma

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar o meio social em ambiente educacional inclusivo de alunos com Transtornos do Espectro Autístico (TEA). Para isso a pesquisa será realizada por meio de dois estudos: primeiramente serão investigadas as atitudes sociais em relação à inclusão mantidas por professores, alunos e funcionários, que compõem o ambiente escolar de alunos com TEA; no segundo estudo, será investigado o ambiente interacional desses alunos, por meio de um estudo sociométrico com os colegas de classe e por meio da análise de filmagens de interação entre o aluno com TEA, seu professor e seus colegas. Serão analisadas quatro escolas públicas de Ensino Fundamental, sendo duas escolas com alunos com TEA inseridos em salas comuns, que participarão dos estudos 1 e 2 e duas escolas sem experiência de inclusão, que participarão apenas do estudo 1. Participarão também todos os professores, colegas de classe, os diretores e os coordenadores pedagógicos de cada escola. No estudo 1 a coleta de dados referente às atitudes sociais dos professores e funcionários em relação à inclusão, será realizada por meio da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI) e as atitudes sociais dos alunos serão mensuradas por meio de uma escala infantil de atitudes sociais. A coleta de dados do estudo 2, relativa ao ambiente interacional será realizada por meio de uma ficha de avaliação sociométrica com os alunos das classes de cada aluno com TEA e pela realização de filmagens em situações cotidianas de sala de aula. Os dados das filmagens serão analisados por meio de categorias analíticas e os da ficha de avaliação sociométrica, mediante a construção de ranking de preferência social, para verificação do lugar ocupado pelas crianças nas suas respectivas turmas. Após essas etapas será realizada análise estatística dos dados, para posterior discussão dos mesmos com base na literatura científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRITO, Maria Cláudia. Síndrome de Asperger e educação inclusiva: análise de atitudes sociais e interações sociais. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.