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Construções (coordenadas) adversativas e construções (subordinadas) adverbiais concessivas em português: pontos de contato e de contraste na língua em função

Processo: 07/56853-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Maria Helena de Moura Neves
Beneficiário:Renata Margarido
Instituição Sede: Centro de Comunicação e Letras (CCL). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conjunção coordenativa   Conjunção subordinativa   Oração (gramática)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adverbiais | Adversativas | Concessivas | Coordenacao | Juncao | Subordinacao

Resumo

Com orientação funcionalista (NEVES, 2006) e com extensão da análise para além dos domínios da frase, o projeto objetiva examinar, na língua em uso, o processo de junção operado pelas denominadas 'conjunções', especificamente o caso das 'coordenadas adversativas' e das 'adverbiais concessivas', postas em confronto. Objetiva-se discutir inicialmente o estatuto funcional das classes tradicionalmente denominadas 'subordinada' e 'coordenada', e, em vinculação com as determinações desse estatuto, discutir o estatuto funcional das subclasses 'adversativa' e 'concessiva', terreno em que ficam envolvidos procedimentos discursivos ligados à força argumentativa (DUCROT; VOGT, 1979) e à relação dialógica (DANON-BOILEAU, 1991). A hipótese é que os pontos de contato entre os dois tipos de construção se resolvem especialmente na lei perceptiva da 'preferência' (GARCIA, 1994) e que os pontos de diferenciação se vinculam diretamente à condição de 'margem' (LONGACRE, 1985), 'satélite' (DIK, 1997; MATTHIESSEN & THOMPSON, 1988), 'realce' (HALLIDAY, 1985), 'guia' (CHAFE, 1984), 'fundo' (GIVÓN, 1979) e, afinal, 'tema' (GARCÍA, 1994) que têm as adverbiais, em contraste com as coordenadas. O exame envolve a avaliação do papel dos juntores (prototipicamente mas e embora) nesse processo, incluído o papel da gramaticalização em que se envolvem esses itens e essas construções. (AU)

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