Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequenciamento parcial do virus da pinta verde do maracujazeiro (passion fruit green spot virus - pfgsv), desenvolvimento de metodos para sua deteccao e estudos sobre sua variabilidade genetica.

Processo: 07/53506-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Elliot Watanabe Kitajima
Beneficiário:Renata Antonioli-Luizon
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Brevipalpus phoenicis   Variação genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brevipalpus Phoenicis | Metodos De Diagnose | Pfgsv | Sequencias Genomicas Parciais | Variabilidade Genetica

Resumo

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá e essa cultura tem sido afetada por um grande número de pragas e de doenças, que exigem dedicação e esforços urgentes, para minimizar as perdas e evitar sua disseminação. O vírus da pinta verde do maracujazeiro, caracteriza-se por pequenas manchas verdes em frutos maduros e em folhas que se tornam cloróticas por senescência, e lesões necróticas em ramos. Quando a infecção é precoce, as lesões das hastes coalescem, produzindo anelamento e a morte da planta. Exames ao microscópio eletrônico de transmissão revelam a presença de partículas baciliformes em cisternas do retículo endoplasmático e viroplasma denso no citoplasma. Os efeitos citopáticos, a relação com o ácaro transmissor, Brevipalpus phoenicis, e a associação com vírus do mesmo grupo, classifica a doença como sendo do tipo citoplasmática. Apesar de seu relato há 10 anos no país, pouco se sabe sobre o PFGSV, não existindo qualquer seqüência genômica disponível em bancos de dados, estudos sobre a variabilidade do patógeno, e tampouco métodos rápidos e confiáveis para a sua detecção. Sendo assim, este presente estudo propõe-se a contribuir para um melhor entendimento do patossistema, através do seqüenciamento parcial do genoma viral, que deverá resultar no desenvolvimento de um método adequado para a sua detecção e possibilitar um estudo sobre a variabilidade genética de isolados das principais regiões produtoras de maracujá do Brasil, em particular dos estados de São Paulo e da Bahia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANTONIOLI-LUIZON, Renata. Sequenciamento parcial do vírus da pinta verde do maracujazeiro (Passion fruit green spot virus-PFGSV), desenvolvimento de métodos para sua detecção e estudos sobre sua variabilidade genética. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.