Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade anticancer de extratos brutos e fracoes ativas obtidos de piper regnellii.

Processo: 08/50836-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:João Ernesto de Carvalho
Beneficiário:Giovanna Barbarini Longato
Instituição Sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Apoptose   Antineoplásicos   Extratos vegetais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticancer | Apoptose | Extrato Vegetal | Melanoma B16 | Tumor Solido De Ehrlich

Resumo

O câncer é a segunda causa de morte da população mundial. As células cancerosas caracterizam-se por ignorar os sinais externos e internos que regulam a proliferação celular, e tendem a evitar os processos de apoptose e diferenciação, sendo muito invasivas. A descoberta de medicamentos de plantas medicinais tem exercido um papel importante no tratamento do câncer. O mecanismo anticâncer mais procurado hoje é o de indução seletiva de apoptose, levando apenas células malignas à morte. Uma das características da apoptose é a ativação de caspases, que podem ser marcadas através do método de imunocitoquímica. Em 2004, através de projeto financiado pela Fapesp, o CPQBA iniciou trabalho de triagem de extratos obtidos de espécies vegetais do Estado de São Paulo. Este projeto selecionará uma das espécies previamente triadas para atividade anticâncer em cultura de células tumorais humanas a fim de identificar as frações e possivelmente os princípios ativos. Após a colheita, o material vegetal será submetido ao processo de extração por maceração com diclorometano e posteriormente etanol (95%). A avaliação da atividade anticâncer de cada extrato será realizada em nove linhagens tumorais humanas provenientes do NCI (National Câncer Institute). O extrato e/ou fração ativa serão avaliados em tumor sólido de Ehrlich e em melanoma B16F10 in vivo. Além da análise macroscópica, os tumores serão analisados microscopicamente através de cortes histológicos, corados com Hematoxilina-Eosina para o diagnóstico histopatológico e também analisados por técnicas de imunocitoquímica para a detecção de apoptose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LONGATO, GIOVANNA BARBARINI; RIZZO, LARISSA YOKOTA; DE OLIVEIRA SOUSA, ILZA MARIA; TINTI, SIRLENE VALERIO; POSSENTI, ANA; FIGUEIRA, GLYN MARA; TASCA GOIS RUIZ, ANA LUCIA; FOGLIO, MARY ANN; DE CARVALHO, JOAO ERNESTO. In vitro and In vivo Anticancer Activity of Extracts, Fractions, and Eupomatenoid-5 Obtained from Piper regnellii Leaves. Planta Medica, v. 77, n. 13, p. 1482-1488, . (08/50836-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LONGATO, Giovanna Barbarini. Atividade anticancer do extratos brutos e das frações ativas obtidos de Piper regnellii (Miq.) C. DC. var. regnellii. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA CONTENDO EUPOMATENÓIDE-5 EXTRAÍDO DE PIPER REGNELLI E SEU USO EM COMPOSIÇÕES MEDICAMENTOSAS DESTINADAS PARA O TRATAMENTO DE CÂNCER PI1003682-2 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . João Ernesto de Carvalho ; Giovanna Barbarini Longato ; Ana Lúcia Tasca Goes Ruiz ; Mary Ann Foglio ; Glyn Mara Figueira - 15 de setembro de 2010