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O poder do local: sertão e nação no cinema brasileiro contemporâneo

Processo: 08/52172-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Nuno Cesar Pereira de Abreu
Beneficiário:Diogo Cavalcanti Velasco
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Sertão   Nação   Representação (artes)   Globalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Nacional | Globalizacao | Local | Nacao | Sertao

Resumo

A globalização é um fenômeno que se insere nos processos sócio-político-culturais característicos da atualidade. Por meio de sua influência, tornou-se possível para o homem evidenciar uma renovação semântica de categorias antes consolidadas pela modernidade (tempo, espaço, território, Estado, nação, entre outros). Uma prova disso é a sua reprodução em produtos simbólicos variados, como no cinema, teatro, música, artes plásticas, etc... Este projeto busca o estudo destas ressignificações em obras do cinema contemporâneo brasileiro, especialmente da categoria nação e suas formas de representação no espaço simbólico do sertão. A relevância se dá pela necessidade de compreender como a integração-desintegração, fenômeno dialético característico de processos globalizantes, influencia na imagem de tal espaço em nosso país. Espaço que sempre esteve presente na campanha dos mais diversos projetos de nação realizados no Brasil ao longo de sua existência. Para isso, é necessário o foco em filmes atuais que possam incitar e tomar esta problemática evidente: "Cinema, Aspirinas e Urubus", de Marcelo Gomes e "Árido Movie", de Lírio Ferreira. Esses filmes se encontram na perspectiva de discussão acerca do recrudescimento do local, contra face da globalização, que vem se mostrando necessária para a afirmação de qualquer nação pertencente ao mundo atual. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VELASCO, Diogo Cavalcanti. O poder do local: sertões nordestinos no cinema brasileiro contemporâneo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.