Busca avançada
Ano de início
Entree

Manuel da costa ataide: entre a retorica e a metodica.

Processo: 08/52497-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Juam Carlos Thimotheo
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Período Colonial (1500-1822)   Produção artística   Minas Gerais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil Colonia | Historia Da Arte | Minas Gerais | Producao Artistica

Resumo

Este projeto consiste numa proposta de estudo sobre os processos de produção e de fruição artística desenvolvidos na capitania e, posteriormente, província de Minas Gerais nas primeiras décadas do século XIX. Para isto, foi identificada como fonte privilegiada a prática pictórica de um dos maiores representantes da arte mineira deste contexto histórico, Manuel da Costa Ataíde (1762 -1830), expressa, sobretudo, em suas pinturas decorativas e retratos; e através também dos manuscritos do artista, como a petição enviada ao Príncipe Regente em 1818. Em paralelo, privilegia-se uma metodologia que entrecruza a interpretação iconográfica com uma análise das inter-relações sócio-culturais do fazer artístico. Visa-se com tal pesquisa identificar as mudanças paulatinamente promovidas na concepção de "arte" deste período. Sugere-se, como hipótese, que as pinturas de Ataíde evidenciam a assimilação por parte de uma cultura anterior eminentemente retórica (pautada numa leitura da realidade de cunho analógico-metafórico e ideologicamente orientada) de uma formulação metódico-racional (baseada numa apropriação empírica do real, desdobrada num discurso analítico-científico e numa progressiva autonomia da esfera estética); ou seja, o caráter funcional da pintura transpor-se-ia de aparato enobrecedor e catequizador dos espaços religiosos para uma reflexão sobre a arte e suas aplicações. Elucidar como tal reelaboração cultural singularizou-se na obra de Ataíde constituiu o desafio assumido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THIMOTHEO, Juam Carlos. Manoel da Costa Athayde: de mestre a professor das artes. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.